(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TEMPORAL

Chuvas alagam Aglomerado Taquaril, em BH; moradores temem novas tragédias

Bairro fica na Zona Leste, a mais castigada pelos temporais de segunda-feira (18/10); região tem vasto histórico de deslizamentos


19/10/2021 13:11 - atualizado 19/10/2021 19:48

Aglomerado do Taquaril, com casas instaladas em encostas e morros íngremes
Temporal enxarcou encostas e entupiu bueiros no Taquaril (foto: Leandro Couri/EM/D.A.Press)
O clima é de apreensão no Aglomerado Taquaril, Região Leste de Belo Horizonte - onde, em apenas 18 dias, já choveu o dobro do esperado para todo o mês de outubro. 

O temporal inundou ruas, entupiu bueiros e encharcou barrancos da localidade, o que deixou os moradores temerosos. A comunidade, afinal, está instalada em terreno extremamente íngreme e acumula vasto histórico de tragédias provocadas por enchentes.

A" chuva aqui, ontem, foi bem pesada. Bem fora do normal. Devido a esse volume, a enxurrada desceu para uma das partes mais vulneráveis do Bairro, que é a Ocupação Terra Nossa. Lá, tem poucas saídas de água e elas foram obstruídas com lama e lixo. Hoje, há equipes da prefeitura aqui, fazendo limpeza preventiva de canaletas e das saídas de água. Por enquanto, ainda não houve nenhuma tragédia, mas não temo a gente não ficar tenso", diz o lider comunitário dos bairros Taquaril e Castanheiras Andre Luiz. 

Chuva sem trégua

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é de mais tempestaes para esta terça-feira (19/10), com direito a raios, trovoadas e ventos fortes, de mais de 50 hm/h. 

Na Região Leste, que compreende 51 bairros da capital, das 18h às 21h de ontem, chovel 89% do esperado para todo o mês de outubro. Desde o dia 1°, o acúmulo equivale a 209,4% do esperado. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)