(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PREVISÃO DO TEMPO

Instabilidade climática traz chuva e vento forte para Minas nesta terça

Defesa civil alerta para tempestades e granizo em boa parte do estado nesta terça-feira (5/11); previsão é de calor intenso e temperaturas superiores a 30ºC


04/10/2021 17:58 - atualizado 04/10/2021 18:38

Céu cinzento visto da praça do Papa. Queimadas e falta de chuva fazem o horizonte ficar esbranquiçado na capital.
Previsão para esta terça-feira (5/10) é de chuva e instabilidade climática em boa parte de Minas Gerais (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
O tempo segue instável nesta terça-feira (5/10) na maior parte do estado. A população deve estar em alerta para a possibilidade de fortes tempestades, com rajadas de vento e possibilidade de granizo nas regiões da Zona da Mata, Triângulo Mineiro, Oeste, Sul, Sudoeste, Campo das Vertentes e Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o cenário climático se justifica pela intensificação de áreas de instabilidade que atuam em parte das Regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. 

Há possibilidade de chuva forte sobretudo no Sul, Centro-Oeste e Zona da Mata mineira. A temperatura segue elevada e faz calor da ordem de 39ºC no Norte de Minas Gerais. 

Na capital mineira, a máxima prevista é de 33ºC e mínima de 22ºC, com céu parcialmente nublado e possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas. 

O Inmet alertou, ainda, para as condições atmosféricas que são favoráveis para ocorrência de baixos índices de umidade, entre 30% e 20%, no Norte e no Noroeste do estado. 

Noroeste e Norte 


Sem previsão de chuva, o céu deve ficar claro a parcialmente nublado, com névoa seca, ao longo desta terça. Na Região Noroeste, a temperatura pode variar de 36ºC a 19ºC. Enquanto no Norte, o calor é ainda mais intenso, com máxima de 41ºC. 

A Região Norte atingiu temperaturas recordes nesta segunda-feira (4/9), com uma máxima registrada de 41,5ºC, no município de São Romão. A medida foi a maior de Minas Gerais este ano. 

Vale do Jequitinhonha, Rio Doce e Mucuri 


Também sem chuva, o clima é estável nas três regiões, com céu claro e névoa seca. No Vale do Jequitinhonha, a máxima é de 37ºC. Em Diamantina, no entanto, a máxima é de 30ºC. 

Nas regiões do Rio Doce e Mucuri, a temperatura deve variar entre 15ºC e 35ºC. 

Sul e Zona da Mata 


Com máxima de 33ºC, a previsão é de céu nublado e pancadas de chuva com possibilidade de granizo. Já o calor deve dar uma aliviada para a população nesta terça-feira. Em Juiz de Fora, na Zona da Mata, a máxima deve chegar aos 24ºC. 

No Sul de Minas, a temperatura pode variar entre 14ºC e 33ºC. Em Varginha, a máxima é de 28ºC.

Centro-Oeste e Central 


Na Região Centro-Oeste, a previsão é de chuva nesta quarta-feira, sem alívio no calor. A máxima deve chegar aos  37ºC. 

Enquanto na Região Central, o clima segue seco, sem previsão de chuva. A mínima é de 18ºC. 

Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba 


Com céu parcialmente nublado com possibilidade de pancadas de chuva e trovoadas isoladas, a população deve ficar atenta também para as fortes rajadas de vento previstas. Em Uberlândia, a temperatura deve variar entre 22ºC e 35ºC. 

A máxima prevista para as regiões é 38ºC nesta quarta-feira. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)