(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BOA EXPECTATIVAS

Uberaba registra queda de 35% de mortes por COVID em setembro

Ocupação de leitos de UTI também caiu; cidade vive expectativa de novas aberturas em decreto que deve ser publicado nesta sexta-feira


24/09/2021 16:11 - atualizado 24/09/2021 16:39


Mortes causadas pela COVID-19 em setembro também diminuíram consideravelmente em Uberaba
Mortes causadas pela COVID-19 em setembro também diminuíram consideravelmente em Uberaba (foto: André Santos/Prefeitura Municipal de Uberaba)
Uberaba vive boas expectativas para outubro. A poucos dias do fim do mês de setembro, na medição semanal de sua taxa de ocupação de leitos de UTI/COVID, divulgada na noite desta quinta-feira (23/9), o município registrou 28% (rede pública) e 34% (rede privada) de uso dos espaços. No início do mês, a média destes indicadores estavam em torno de 50%.
 
Além da queda nestas internações, as mortes causadas pela COVID-19 em setembro também diminuíram consideravelmente.
 
Nos primeiros 23 dias de setembro, foram 35 mortes, sendo que no mesmo período do mês passado, entre os dias 1/8 e 23/8, foram registrados 53 óbitos em Uberaba. Desta forma, a redução foi de cerca de 35%.
 
Desde o início da pandemia, foram registrados na cidade 41.345 casos positivos da doença, sendo que destes, 1.313 pessoas morreram.
 
Neste momento, há 1.247 casos ativos no município.
 
Atual boletim epidemiológico de Uberaba, divulgado na noite desta quinta-feira (23/9)
Atual boletim epidemiológico de Uberaba, divulgado na noite desta quinta-feira (23/9) (foto: Prefeitura de Uberaba/Divulgação)
 
Nesta sexta-feira (24/9) em Uberaba são vacinados com a 1ª dose os jovens com 16 anos ou mais, sem comorbidades, e também com a 3ª dose os idosos com 80 anos ou mais.
 
Além de Uberaba, estão sendo distribuídas doses da vacina referente à uma nova remessa (51ª) para 26 municípios que fazem parte da Superintendência Regional de Saúde Triângulo Sul.
 
Segundo informações da Secretaria de Estado de Saúde, o estoque encaminhado para esta região tem 34.698 doses da Pfizer, 7.720 unidades da CoronaVac e 12.360 da AstraZeneca.
 
Expectativa de novas aberturas
 
Um novo decreto da Prefeitura de Uberaba, voltado para o enfrentamento à COVID deverá ser publicado na noite desta sexta-feira, com expectativa de novas aberturas. Nesta quarta-feira (22/9), a prefeita de Uberaba, Elisa Araújo, se reuniu, com integrantes do setor de eventos para dialogar sobre as demandas para a ampliação das atividades festivas na cidade.
 
Entre as solicitações do grupo estava o aumento do número de pessoas presentes nos eventos corporativos, formaturas e de bilheterias, de forma progressiva.
 
Além disso, a prefeita recebeu o pedido para que espaços de festas e salões funcionem com lotação de 50% de público. Atualmente, é permitida a realização de festas com até 250 pessoas por evento, respeitando as regras de distanciamento e uso obrigatório de equipamentos como máscaras e álcool em gel.
 
Bares e restaurantes de Uberaba voltaram a funcionar sem restrição de horário
 
 Segundo o atual decreto COVID de Uberaba, bares, restaurantes, lanchonetes, disque-bebidas, praças de alimentação e similares da cidade estão liberados para funcionar sem restrição de horário.
 
Nestes locais, as mesas agora podem receber até oito pessoas (antes eram seis) e, para os estabelecimentos que oferecem a música ao vivo, não há mais obrigatoriedade da proteção acrílica em frente aos músicos, apesar de recomendada.
 
 A liberação total de dias e horários do novo decreto também contempla os eventos corporativos, festivos, sociais, familiares, leilões presenciais e similares.

 Além disso, a utilização de piscinas para fins recreativos volta a ser permitida em Uberaba. Porém, continua proibido o uso de saunas.
 
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)