(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas 5 DIAS SEM ÁGUA

Patos de Minas anuncia multa de R$ 1 milhão à Copasa por falta de água

Acidente com carro próximo à estação de captação no Rio Paranaíba prejudicou bombeamento. Por falta d'água, Procon da cidade multou a empresa


13/09/2021 20:42 - atualizado 13/09/2021 20:51

Moradores de Patos de Minas estão sem água desde a última quarta-feira (8/9)
Moradores de Patos de Minas estão sem água desde a última quarta-feira (8/9) (foto: suju-foto/Pixabay)

 
O Procon de Patos de Minas, no Triângulo Mineiro, multou  a Copasa  em R$ 1 milhão por causa da falta d'água que é registrada na cidade desde a semana passada. A notificação da autuação foi confirmada nesta segunda-feira (13/9), e a empresa tem 30 dias para recorrer.
 
Na última quarta-feira (8/9), um acidente com um carro derrubou postes e prejudicou a distribuição de energia elétrica na estação de captação que fica no Rio Paranaíba, principal manancial de abastecimento de água do município. Ao todo, foram oito horas sem captação de água, um total de 14 milhões de litros que deixaram de ser distribuídos.

A falta d'água logo foi sentida, especialmente nos bairros mais altos, como o Morada do Sol e Limoeiro. 
 
Na sexta-feira (10/9), a empresa já havia sido notificada a restabelecer o fornecimento e a responder ao Procon em até 24 horas, mas nenhuma das medidas foi cumprida.
 
Durante o fim de semana, fiscais do órgão de defesa do consumidor também verificaram que o problema continuava, e a água também faltava em outros bairros, como o Jardim Esperança e Chácaras Caiçaras. 
 
"O valor da multa é proporcional aos lucros da empresa, baseando-se em relatório da Arsae de 2020", explicou o coordenador do órgão, Rafael Godinho. 
 
Em nota encaminhada à reportagem, a Copasa afirma que a notificação da sexta-feira foi encaminhada fora do horário comercial, e que um posicionamento foi encaminhado ao órgão hoje. Sobre a multa, a empresa explica que a punição "é avaliada pelo departamento jurídico" da empresa.
 
Porém, a Copasa não informou exatamente quando o fornecimento de água foi retomado. A reportagem apurou que grande parte da cidade já voltou a ter água, mas bairros altos ainda enfrentam alguns problemas pontuais, por causa da pressão que ainda não está totalmente normalizada.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)