Jornal Estado de Minas

VACINAÇÃO EM MINAS

COVID-19: Minas recebe mais de 1,2 milhão de doses da CoronaVac

Minas Gerais recebeu neste sábado (4/9) mais de 1,2 milhão de doses da CoronaVac. Ao todo, 1.252.200 unidades do imunizante contra a COVID-19 chegaram por meio terrestre à Central de Rede de Frio, no Bairro Gameleira, na Região Oeste de Belo Horizonte.





Neste sábado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) anunciou a interdição de pelo menos 25 lotes da CoronaVac, uma vez que os imunizantes foram envasados em uma fábrica que não recebeu o aval do órgão regulador. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG), Minas recebeu 823,4 mil vacinas envasadas pela empresa não-autorizada. Com isso, as doses ficarão na Central de Rede de Frio para que o Ministério da Saúde busque as unidades.

As doses foram enviadas entre a última quarta (1º/9) e este sábado. Ao todo, 428,8 mil doses estão seguras para aplicação na população, segundo a pasta.

Este é o segundo dia seguido de chegada de doses de vacinas contra a COVID-19 em Minas. Isso porque o estado recebeu, nessa sexta-feira (3/9), 281.970 doses fabricadas pela Pfizer, que serão aplicadas como segunda dose em adultos a partir de 18 anos.

Vacinômetro

De acordo com dados do vacinômetro da SES-MG, 22.344.609 doses já foram enviadas aos municípios. Ao todo, 13.416.019 unidades serviram como aplicações de primeira dose, enquanto 5.525.797 completaram esquemas vacinais como segunda dose. Outras 478.175 doses únicas da fabricante Janssen também foram aplicadas.





Minas já registra 81,85% da população adulta com 18 ou mais com a primeira dose recebida. Já 36,63% dos mineiros já completaram o esquema vacinal com as duas doses ou com a dose única da Janssen.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19






audima