(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MINAS ARDE EM CHAMAS

Incêndio atinge parque Itacolomi e espalha estrago: 'Muitos animais morrem'

Mais de 40 pessoas foram envolvidas no combate ao fogo em local de difícil acesso em Ouro Preto: brigadistas demoraram 2h para chegar ao ponto


27/08/2021 19:45 - atualizado 27/08/2021 20:19

Equipe da força-tarefa registra imagens, por volta das 12h de hoje, do incêndio no parque do Itacolomi(foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)
Equipe da força-tarefa registra imagens, por volta das 12h de hoje, do incêndio no parque do Itacolomi (foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)
Mais um incêndio de grandes proporções leva estragos a fauna e flora em Minas Gerais. Desta vez, o fogo em um local de difícil acesso aos bombeiros atingiu nesta sexta-feira (27/8) um dos principais cartões postais de Mariana e Ouro Preto, o Parque do Itacolomi. A equipe que envolveu mais de 40 pessoas demorou 2h para chegar ao local conhecido como Serrinha.
 
“Ficamos muito tristes porque é muita perda de fauna, de flora e além disso, a recuperação leva muitos anos e mesmo assim empobrece o solo, muitos animais morrem em consequência disso”, afirma a gerente do Parque do Itacolomi, Maria Lúcia Coimbra Cristo, ao lembrar que a região atingida ainda se recupera de um incêndio que durou dois dias em outubro de 2020.
 
 
 
O fogo de hoje, no entanto, foi controlado em algumas horas, apesar do local de difícil acesso. "Vamos recomeçar amanhã bem cedo para fazer o rescaldo e ter a certeza que não tem mais nenhum foco”, informa a gerente.
 

Força-tarefa 

 
Ao todo, 45 homens atuaram na operação que contou com brigadistas e pessoas da estratégia. A ação teve a presença da Polícia Militar de Minas Gerais, 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Ouro Preto, brigadistas do parque do Itacolomi, bombeiros civis da Safemed e da ONG Brigada 1.
 
 
 
Além disso, a força-tarefa conta com o apoio de uma aeronave que serviu para direcionar os brigadistas aos locais certos e dois aviões Air Tractor para despejar água nos diversos focos encontrados na região.
 

Incêndio criminoso 

  
A diretora do parque acredita que a causa do incêndio é humana, como a maioria dos incêndios na região. Por isso, a equipe do Itacolomi tem se especializado em atuar de forma ágil para evitar maiores danos ambientais.
 
“A gente agiu muito rápido, a Gerência do Instituto Estadual de Florestas (IEF) dá todo apoio para o parque e temos hoje uma estrutura de caminhonetes muito boa. Quem provocou o incêndio fez em local de difícil acesso de chegar, mas com esforço da equipe posso dizer que conseguimos controlar rapidamente”, avalia Maria Lúcia.
 
Segundo a gerente, um morador entrou em contato com ela na noite de ontem (26/8) para alertar que tinha avistado chamas de fogos na região do Sertão, na Serrinha. Maria Lúcia Cristo enviou um funcionário do parque para fazer a avaliação na manhã de hoje e detectou os focos do incêndio.
 
“Imediatamente montamos um posto de operação de comando para onde as pessoas devem se dirigir para cadastrar e ninguém ficar perdido. Assim, montarmos a equipe”, afirma.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)