Jornal Estado de Minas

CORONAVÍRUS

COVID-19 em BH: índices ficam na fase de controle pela primeira vez em 2021

Pela primeira vez em 2021, os três índices que acompanham o comportamento da COVID-19 em Belo Horizonte estão na fase de controle, representada pela cor verde. Além disso, o boletim epidemiológico divulgado pela prefeitura da capital mineira nesta segunda-feira (23/8) indicou o terceiro recorde seguido de menor taxa de ocupação dos leitos de UTI neste ano.





A última vez em que os três indicadores estiveram no verde foi no boletim epidemiológico de 9 de novembro, ou seja, há 287 dias. Naquela época, o índice de transmissão estava em 0,99. A ocupação de leitos de UTI, por sua vez, marcava 30,5%, enquanto a demanda por vagas de enfermaria batia 27%. Isso na capacidade potencial, que considerava o número de leitos de enfermaria e UTI já alcançado para tratamento de pacientes com suspeita ou confirmação de COVID-19, métrica utilizada na época. Sem essa capacidade potencial, os índices estavam, respectivamente, em 40.2% e 38.3%.

Índices da COVID-19 em Belo Horizonte estão todos na fase de controle após 287 dias (foto: Janey Costa/EM/D.A Press)
De acordo com o informativo, atualmente os leitos de UTI para pacientes com COVID-19 das redes pública e privada estão com uma ocupação de 47,9%. Na última sexta-feira (20/8), por exemplo, o índice estava em 49,8%. O número marcou a volta da fase de controle do indicador após 261 dias.

O balanço da prefeitura também apontou uma queda brusca no índice de transmissão, também chamado de fator RT. Na última quinta (19/8), o número chegou a atingir 1,02, caindo para 1 no dia seguinte, limite do alerta amarelo, considerado intermediário, com o verde. Já nesta segunda o RT foi para 0,92.





A ocupação de leitos de enfermaria também apresenta queda livre. Na última quinta, o índice estava em 38,9%, caindo para 34,9% no dia seguinte. Já nesta segunda o indicador está em 33,4%.

Em relação ao número de casos, foram registrados mais 611 diagnósticos positivos. Com isso, Belo Horizonte soma 269.063 infecções por COVID-19. Ao todo, 6.461 pessoas já perderam a vida pela doença na capital mineira, sendo 14 mortes computadas desde a divulgação do boletim de sexta.

Vacinação

Outro dado do boletim desta segunda que proporciona alento é em relação aos números da vacinação. Isso porque Belo Horizonte registrou o maior volume de doses aplicadas: 61.752, sendo 38.752 de primeira dose, 22.996 de segunda dose e outras quatro de dose única.

Esse foi o maior volume de novas vacinações em BH desde o último dia 6, quando a prefeitura aplicou 49.821 injeções. No entanto, o fim de semana que passou marcou o primeiro domingo de campanha na capital mineira, dia em que moradores de 25 anos começaram a ser imunizados. Postos de várias regiões da cidade registraram filas grandes.



Belo Horizonte já aplicou 1.698.126 vacinas como primeira dose e outras 828 mil como segunda dose, além de 58.813 como dose única. Ao todo, 74,8% do público-alvo já tomtou a primeira dose da vacina, enquanto 37,7% já estão imunizados com as duas doses ou dose única.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal






audima