(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas AÇÃO SOCIAL

Projeto voluntário ajuda imigrantes sul-americanos em Uberaba

Para dar visibilidade à situação de vulnerabilidade que eles enfrentam nas ruas da cidade, uma audiência pública foi realizada nesta quinta-feira (19/8)


20/08/2021 16:18 - atualizado 20/08/2021 16:44

Muitos imigrantes tentam sobreviver em Uberaba realizando números de malabarismo nos semáforos da cidade(foto: Creative Commons/Divulgação)
Muitos imigrantes tentam sobreviver em Uberaba realizando números de malabarismo nos semáforos da cidade (foto: Creative Commons/Divulgação)
Dezenas de estrangeiros de outros de países sul-americanos, principalente venezuelanos, têm encontrado acolhida em Uberaba, no Triângulo Mineiro. Eles chegam na condição de imigrante ou refugiado, e sem condições financeiras e de trabalho, e são recebidos na cidade pelo Projeto Ágape, que funciona de forma voluntária, a partir de arrecadações pela internet. 
 
Três casas já foram alugadas para cerca de 30 destas pessoas, entre adultos e crianças. Eles estão realizando curso de português, que é oferecido pelo projeto em parceria com professores da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).
 
Por outro lado, outras dezenas de imigrantes continuam nas ruas da cidade, sem condições dignas de moradia e de trabalho. Muitos deles tentam sobreviver realizando números de malabarismo nos semáforos.
 
“Precisamos debater a questão dos imigrantes. Uberaba recebe dezenas de imigrantes, de diferentes países, toda semana”, apontou a vereadora Rochelle Gutierrez (PP), que na última quinta-feira (19/8), solicitou uma audiência pública na Câmara Municipal com Herval Kobayashi, secretário adjunto de Desenvolvimento Social de Uberaba, a professora da UFTM Dra. Suraya Gomes Novais Shimano, o padre Fabiano Roberto, idealizador do Projeto Ágape e o venezuelano José Antonio Perez.
 
O objetivo do encontro, segundo a vereadora, foi divulgar o Projeto Ágape, dar visibilidade a situação dos imigrantes em Uberaba e resolver a documentação e a vacinação contra a COVID-19 do grupo.
 
O padre Fabiano revelou que, apesar da doações, o Projeto Ágape tem encontrado dificuldades com relação ao apoio para os imigrantes que estão em situação de vulnerabilidade na cidade.

“Precisamos buscar moradia, trabalho e alimentação aos imigrantes e refugiados, além de promover a integração, contribuir no aprendizado da língua portuguesa e facilitar a naturalização e regulamentação documental destes”, destacou. 
 
Com relação à vacinação contra a COVID-19 dos imigrantes, Herval Kobayashi, explicou que o estrangeiro é autorizado a fazer a vacinação em território nacional, desde que haja uma autorização da Secretaria de Saúde.

“Ele precisa apresentar seu passaporte e cumprir requisitos específicos dispostos na pasta. As doses direcionadas a essas pessoas são extras, e não comprometem a distribuição para a população local”. 
 
O contato do Projeto Ágape, para quem quiser ajudar, é o WhatsApp (34) 99961-0129.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)