(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas MASSA DE AR SECO

Saiba como fica o clima em Minas até o fim de semana

Os meteorologistas apontam possibilidade de chuvas fortes para algumas regiões


16/08/2021 16:10 - atualizado 16/08/2021 17:39

Ipê florido na praça do Papa, bairro Mangabeiras, Região Centro-Sul da capital mineira(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Ipê florido na praça do Papa, bairro Mangabeiras, Região Centro-Sul da capital mineira (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Após duas ondas de frio intenso nos meses de junho e julho, os mineiros estão tendo uma trégua daquela sensação de ficarem "congelados". Nesta segunda (16/8), uma massa de ar seco que atua sobre o estado registra temperaturas acima dos 30°C. 
 
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), esta massa de ar seco chegou ao estado na última semana, e está elevando os termômetros gradativamente com o decorrer dos dias.

Nesta segunda-feira, o tempo seguiu estável com temperaturas elevadas, no entanto, há chances de pancadas de chuva isoladas, especialmente no Sul do estado, na divisa com São Paulo e Rio de Janeiro. Isso por causa da intensificação de áreas de instabilidade atmosférica.

Na faixa Leste do estado, o céu ficou com mais nebulosidade. Já a umidade do ar ainda registra níveis abaixo dos 20% no Triângulo Mineiro.  Em Campina, a umidade do ar chegou a 14%. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o nível ideal de umidade do ar para o organismo humano gira entre 40% e 70%.

A elevação da temperatura pode causar diminuição da nebulosidade, e com isso os baixos índices de umidade do ar. Por isso, os médicos aconselham seguir as recomendações a seguir:
 
  • Beba bastante líquido.
  • Evite desgaste físico nas horas mais secas.
  • Evite exposição ao sol nas horas mais quentes do dia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
A máxima registrada hoje foi no Norte de Minas, no município de São Romão, com 35,5°C. A temperatura mínima do estado foi registrada no Sul de Minas, em Monte Verde, com 8,8°C.  A menor temperatura em Belo Horizonte foi registrada na Estação do Cercadinho, com 15,6°C. A máxima foi de 28,6°C na Estação Pampulha.

Segundo o meteorologista Claudemir Azevedo, há pancadas de chuva em parte do estado nesta terça-feira (17/8). "O céu deve ficar nublado a parcialmente nublado com possibilidade de chuva isolada no Sul/Sudoeste, Campo das Vertentes e Zona da Mata. A temperatura mínima é de 8ºC no Sul de Minas e 35ºC no Norte de Minas", disse. A capital mineira deve amanhecer com céu claro a parcialmente nublado. Os termômetros devem marcar entre 29ºC e 14°C.

Já na quarta-feira (18/8), o estado deve ter céu parcialmente nublado no Sul/Sudoeste, Campo das Vertentes, Zona da Mata, Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce. Nas demais regiões, céu claro a parcialmente nublado e névoa seca no Triângulo Mineiro. A pevisão aponta para um ligeiro declínio de temperatura: a máxima de 33ºC e a mínima de 6°C. "A previsão é de tempo estável em BH, com temperaturas entre  27ºC e 13°C", completou. 

O meteorologista explica que neste inverno as temperaturas ainda podem cair, como por exemplo na próxima quinta (19/8) e sexta-feira (20/8), quando uma frente fria vai passar pelas regiões Sul e Sudoeste de Minas, trazendo chuvas para esta área, que, de acordo com o alerta do Inmet, tem risco de queda de granizo e ventos de até 60km/h.
 
Porém, esta frente fria terá duração de apenas dois dias, e irá passar rapidamente por Belo Horizonte, tendo uma pequena queda nos termômetros variando entre 11°C e 28°C. "O frio não deve ser tão intenso com novos recordes de temperatura. A manhã deve ficar mais fria mas o dia esquenta durante à tarde", completou o meteorologista. 

Recordes


De acordo com o Inmet, a menor temperatura de 2021, em Minas Gerais, foi -5ºC, registrada no dia 20 de julho em Maria da Fé, no Sul do estado. Anteriormente a esse registro, foi -4,5ºC em Monte Verde, no dia 30 do mesmo mês. Na capital, a menor temperatura até o momento foi de 6,3°C, registrada no dia 30 de julho na Estação de Cercadinho.
 
* Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie. 
 
 
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)