Jornal Estado de Minas

CORONAVÍRUS EM BH

COVID-19 em BH: boletim aponta leitos em queda e transmissão estável

Após registrar sucessivas altas no índice que afere a transmissão da COVID-19 em Belo Horizonte, o boletim epidemiológico divulgado nesta sexta-feira (6/8) apontou que o número se manteve em estabilidade nas últimas 24 horas. Outro ponto positivo é em relação à demanda de leitos de UTI e de enfermaria, que apresentaram queda, inclusive, com mais um recorde de menor uso de unidades clínicas em 2021.





Os boletins divulgados nos dois últimos dias pela Prefeitura de BH (PBH) indicaram uma crescente no índice de transmissão da COVID-19 na capital mineira, indo de 0,9 para 0,94, número que se manteve nesta sexta-feira. O RT mede a velocidade do contágio pelo coronavírus na capital. No cenário atual, 94 pessoas se infectam pelo vírus a cada 100 diagnósticos confirmados na cidade.

Em relação aos leitos, tanto os de UTI quanto os de enfermaria apresentaram quedas na demanda. Unidades de terapia intensiva saíram de 57,6% para 57,2%. Já em relação às vagas clínicas caíram de 44,5% para 43,3%, batendo o segundo recorde consecutivo de menor ocupação em 2021.

Sobre os leitos de UTI para pacientes com COVID-19, a situação mais grave é detectada na rede pública, com 73,2% de ocupação, enquanto a rede privada registra 40,6% de demanda.

Dos três indicadores, dois estão no verde: ocupação de leitos em enfermarias e o índice de transmissão, uma vez que estão abaixo de 50% e de 1,00, respectivamente. Por estar entre a faixa de 50% e 70%, a margem de ocupação de leitos de UTI está no alerta amarelo, considerado intermediário.



Vacinação


Ainda segundo o boletim, 1.450.022 aplicações de primeira dose foram concluídas em Belo Horizonte até esta sexta, além de 668.579 aplicações de segunda dose e outras 58.769 aplicações de dose única. Ao todo, 65,3% do público-alvo já teve a primeira dose aplicada, enquanto 31,5% completaram o esquema vacinal com a segunda dose ou dose única.

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Acesse nosso canal e veja vídeos explicativos sobre COVID-19






audima