(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ÚNICA REGIÃO NESSA FASE

COVID: Triângulo Sul permanece na Onda Vermelha após Uberaba registrar alta

Governo estadual decide manter na Onda Vermelha após a maior cidade da região - Uberaba - apresentar 90% de ocupação nos leitos públicos UTI/COVID


05/08/2021 19:13 - atualizado 05/08/2021 20:00

Araxá, segunda maior cidade da região, vive realidade diferente e anuncia redução de leitos para pacientes com COVID(foto: Prefeitura de Araxá/Divulgação)
Araxá, segunda maior cidade da região, vive realidade diferente e anuncia redução de leitos para pacientes com COVID (foto: Prefeitura de Araxá/Divulgação)
O Governo de Minas anunciou nesta quinta-feira (5/8) que a região Triângulo Sul permanece na Onda Vermelha - é a única do estado nessa fase do programa Minas Consciente. A classificação ocorre principalmente por conta de Uberaba, maior cidade da região, onde 90% dos leitos públicos UTI/COVID estão ocupados. Por outro lado, Araxá reduziu o número de leitos para a doença após queda nos indicadores.
 
Boletim municipal de Uberaba divulgado nesta quinta-feira (5/8) revela a ocupação de 54 dos 60 leitos públicos disponíveis para UTI/COVID - ou seja, 90%. Quando considerados também os postos privados, o índice total cai para 77% - 80 ocupados de um total de 103 (incluindo públicos e particulares). 
 
A situação faz, inclusive, com que o número de leitos de UTI para casos não-COVID fique em uma situação preocupante. Ainda conforme a atualização de hoje, são 107 postos disponibilizados na cidade - dos quais, 102 estão ocupados.
 
Enquanto Uberaba manteve uma média de novos 100 casos de novo coronavírus em julho, agosto tem apresentado números mais altos. 

  • terça-feira (3/8): 153 novos casos
  • quarta-feira (4/8): 167
  • quinta-feira (5/8): 158 
 
Desde o início da pandemia, foram contabilizados na maior cidade do Triângulo Sul 37.300 casos positivos da doença e 1.221 mortes.
 

Araxá vive outra realidade

 
Já a segunda maior cidade da região, Araxá, vive cenário diferente. A cidade anunciou nesta quinta-feira (5/8) redução no número de leitos COVID do Hospital Santa Casa Misericórdia para atender casos graves de outras doenças.
 
“O número de leitos de UTI ocupados diminuiu em quase 45% só na última semana. A cidade ficou uma semana sem registrar óbito causado pela COVID, entre os dias 27 de julho e 4 de agosto”, justifica a gestão municipal, por meio de nota. 
 
Com relação aos leitos UTI/COVID, a redução foi de 20 para 12. E no que diz respeito aos leitos de enfermaria/COVID foram reduzidos de 26 para 20. 
 
A secretária municipal de Saúde, Lorena de Pinho Magalhães, explica que um trabalho de monitoramento constante é realizado para que a cidade tenha leitos suficientes para atender toda a necessidade da população, tanto no atendimento COVID quanto não-COVID.
 
“O número de leitos de UTI ocupados nunca esteve tão baixo nos últimos meses. Os casos também reduziram significantemente e nossa expectativa é que reduzam ainda mais com a chegada de mais doses e o avanço da vacinação”, destaca Lorena Magalhães.

A secretaria reforça que a Santa Casa de Misericórdia, em parceria com o Município, pode aumentar a qualquer momento os leitos COVID caso haja necessidade e conforme taxa de ocupação.
 
Desde o início da pandemia foram contabilizados em Araxá 14.054 casos positivos da doença e 228 pessoas morreram. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)