(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas A VENCEDORA DESISTIU

Contagem vai chamar 2ª colocada em licitação para concluir obra em avenida

Empresa que começou o trabalho no Corredor Norte-Sul, no trecho da Avenida João César de Oliveira, abandonou canteiros após ser notificada e multada por atrasos


04/08/2021 20:08 - atualizado 04/08/2021 20:23

Obra na avenida, próximo ao Viaduto Beatriz, está paralisada. Prefeitura pretende
Obra na avenida, próximo ao Viaduto Beatriz, está paralisada. Prefeitura pretende "liberar ao menos uma faixa de trânsito" enquanto nova empresa for escolhida (foto: Prefeitura de Contagem/Divulgação)
Depois que a empresa responsável pelas obras do Corredor Norte-Sul de Contagem abandonou os canteiros após ser multada e notificada por não cumprimento dos prazos, a prefeitura da cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte decidiu convocar a segunda colocada na licitação para tentar dar sequência às obras de mobilidade urbana, que devem ajudar a desafogar o trânsito.
 
A decisão foi tomada depois das constantes reclamações de motoristas sobre o trânsito na Avenida João César de Oliveira, que está com uma das faixas por sentido interditadas para a construção de um piso de concreto por onde vão passar os ônibus do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM).
 
Apesar disso, a empresa atual ainda ficará responsável pela pavimentação das pistas de ida e volta nas estações do BRT 6 (Avenida José Faria da Rocha/Camelódromo); 7 (Avenida Olímpio Garcia); 8 (Avenida General David Sarnoff com Avenida Marechal Castelo Branco) e 9 (Itaú Power Shopping). Estes serviços devem estar concluídos ainda neste mês de agosto.
 
Segundo a prefeitura, "são fundamentais para a melhoria da fluidez do tráfego na avenida até a retomada das obras".
 
Depois que isso for concluído, será feito o processo de rescisão. Se a segunda colocada não quiser assumir o restante da obra, a terceira qualificada será chamada. Caso ela também recuse, uma nova licitação será aberta - e a novela, que já se arrasta há mais de um ano, pode demorar ainda mais.
 
O Estado de Minas não conseguiu contato com a empresa que desistiu das obras para um posicionamento sobre o motivo da decisão.

Novo sistema de transporte coletivo

O edital do trecho do Corredor Norte-Sul, que liga o Viaduto Beatriz à Praça João XXIII, na Cidade Industrial, foi lançado em 2019.
 
O investimento é de cerca de R$ 61 milhões, financiados pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina – CAF.
 
O trecho é considerado o principal do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), que vai considerar o esquema BRT (Bus Rapid Transit, ou "sistema de trânsito rápido para ônibus") para agilizar o atendimento do transporte público.
 
Os demais corredores (Ressaca e Leste-Oeste) serão interligados a ele, conectando as regiões Norte e Centro-Sul da cidade.
 
Serão dois terminais de integração e dez estações de transferência, além das obras de requalificação das vias, reforma de meios-fios, sarjetas e de passeios com acessibilidade para pessoas com deficiência visual.
 
Com início na LMG-808, em Nova Contagem, o Corredor Norte-Sul segue até a Rua do Registro e passa pelo centro histórico (ruas Bernardo Monteiro, Doutor Cassiano e João Camargos).
 
Na altura do Bairro Beatriz, segue por toda a Avenida João César de Oliveira até a Avenida David Sarnoff, no Bairro Cidade Industrial.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)