Publicidade

Estado de Minas INAUGURAÇÃO

Obra de drenagem vai acabar com inundações no Vale do Sol, em Nova Lima

Inauguração da transposição do córrego coloca fim aos problemas de inundações na região


30/07/2021 10:29 - atualizado 30/07/2021 12:45

Inauguração da transposição do córrego e liberação do trânsito da Quinta Avenida, em Nova Lima(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Inauguração da transposição do córrego e liberação do trânsito da Quinta Avenida, em Nova Lima (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
 A primeira parte da obra contra inundações no Bairro Vale do Sol, em Nova Lima, foi entregue nesta sexta-feira (30/7): a inauguração da transposição do córrego e liberação do trânsito da Quinta Avenida.

Este é um esforço conjunto que envolve a Cedro Mineração, a Prefeitura de Nova Lima, a Associação de Proprietários e Moradores do Vale do Sol (Aprevs), Morro do Chapéu Golfe Clube, condomínios e moradores. Nesta primeira parte, foram instaladas aduelas de 3,0 metros de diâmetro que permitirão o escoamento correto da água sob a avenida. 

De acordo com Eduardo Soares, diretor jurídico e institucional da Cedro Mineração, este primeiro passo vai resolver de forma definitiva os problemas de inundação do bairro e da avenida, que durante o verão eram frequentemente inundados pelas chuvas. “Nesse ponto a água não tinha evasão adequada para escoar, então ela inundava a Quinta Avenida e entrava também em alguns pontos nas casas dos moradores”, explica. “É uma obra de drenagem que vem para solucionar de forma definitiva os problemas”, acrescenta.

Guilherme França, diretor de sustentabilidade e desenvolvimento social da Cedro Mineração, destaca ainda que este é mais um projeto da empresa desde que assumiu a gestão das obras. “Desde o final de 2018 quando a Cedro Mineração assumiu a gestão, uma das metas principais do grupo é fazer uma relação com a comunidade e investimento social da melhor forma possível e da forma mais estruturada possível. Então buscamos entender naturalmente as principais demandas do bairro”, lembra. 

“Com o diálogo, entendemos as demandas e começamos a agir. No primeiro momento, foi a revitalização da rotatória de acesso ao bairro que estava abandonada e hoje tem uma obra de jardinagem interessante que mudou a cara da entrada desse complexo todo”, ressalta.

Agora, com o resultado dessa obra, a demanda de asfaltamento pode ser realizada. “O córrego atravessa o Vale do Sol e não conseguia ter essa evasão. No final ficava represado porque não tinha passagem e aí a inundação vinha toda pra trás. Com essa drenagem esse problema se reduz fortemente e a demanda de asfaltamento, vai começar a ser realizada”, comemora.
 
Prefeito João Marcelo, Secretário regional noroeste Carlos Campolina e diretores da Cedro Eduardo Couto e Guilherme França(foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
Prefeito João Marcelo, Secretário regional noroeste Carlos Campolina e diretores da Cedro Eduardo Couto e Guilherme França (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press)
 
 
O prefeito de Nova Lima, João Marcelo Dieguez, esteve na inauguração da obra e comemorou a conclusão da etapa. “Hoje é um dia marcante, a gente entrega um primeiro passo de obras que ainda virão e outros investimentos que nosso município vai realizar no Vale do Sol”, disse. 

Ele anunciou ainda novas obras para toda região. “O André, nosso secretário de planejamento, está concluindo a fase de contratação da empresa que se estenderá por todo bairro na implantação da drenagem, asfaltamento que tanto precisa como merecem e que é um compromisso do nosso governo. Tenho certeza que esse dia de hoje nada mais é do que um pequeno e importante passo nessa parceria entre a nossa administração, a associação dos moradores e as empresas que estão aqui”, comemora.
 
As obras objeto da ação conjunta prevê ainda outras obras pleiteadas pela comunidade como a construção de um canal, chamado popularmente de túnel bala, para o perfeito escoamento da água, que inunda o bairro e o acesso aos condomínios todos os anos. A Cedro Mineração ficou responsável pelo aporte de R$ 1,1 milhão para a execução das obras. 

Durante a entrega da 1ª etapa, foi anunciado um novo aporte de R$1 milhão pela Cedro Mineração para viabilizar o rebaixamento do leito do canal e a solução definitiva das inundações na Quinta Avenida, principal via do Bairro Vale do Sol e via de acesso aos condomínios.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade