Publicidade

Estado de Minas NOVO RECORDE

BH registra menor temperatura do ano nesta sexta-feira

Termômetros marcaram 6,3°C na estação meteorológica do Cercadinho, Região Oeste da capital mineira


30/07/2021 07:46 - atualizado 30/07/2021 12:27

Pedestres agasalhados na Praça da Savassi, Região Centro-Sul de Belo Horizonte(foto: Leandro Couri/EM/DA Press)
Pedestres agasalhados na Praça da Savassi, Região Centro-Sul de Belo Horizonte (foto: Leandro Couri/EM/DA Press)
 
Belo Horizonte teve um novo recorde de frio em 2021. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A temperatura foi de 6,3°C na estação meteorológica do Cercadinho, na Região Oeste de Belo Horizonte. Na Pampulha, o registro foi de  7,2°C. A máxima hoje deve ficar na casa dos 20°C. 

Já  Minas Gerais teve a segunda menor temperatura do ano registrada hoje. Monte Verde, distrito de Camanducaia, no Sul de Minas, marcou -4,5. O recorde ainda pertence ao dia 20, quando Maria da Fé teve -5°C.
 
Outras cidades mineiras também tiveram temperaturas abaixo de zero ou inferiores a 10°C nesta madrugada e início de manhã. Maria da Fé hoje teve 3,5 graus. Patrocínio teve 0,2°C, Bambuí, 0,5°C. Conceição das Alagoas teve frio de 0,9°C. Em Florestal, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a temperatura caiu para 1,3°C. Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas, teve 3,8°C. São João del Rei teve 5,1°C. Patos de Minas, 5,3°C. Juiz de Fora, na Zona da Mata, marcou 5,6°C. 



Como já era previsto há alguns dias, o resfriamento se deve à passagem de uma frente fria sobre o estado. “No fim de semana (a temperatura) sobe um pouco, mas continua frio. A perspectiva é chegar amanhã, dia 31, com mínima prevista de -1°C no Sul de Minas. Em Belo Horizonte, mínima de 8°C e 20°C a máxima, céu claro a parcialmente nublado e sem chuva. Ainda tem geada no Sul até amanhã”, detalha o meteorologista Claudemir Azevedo, do Inmet. 

Segundo o especialista, a tendência é de que a massa de ar frio perca força ainda no fim de semana, com elevação das temperaturas no domingo (1º/8) e segunda-feira, com 9°C e 22°C na capital mineira. Já a mínima e máxima no estado devem ficar entre 2°C e 30°C. 

Confira as temperaturas mais baixas registradas em Minas e na Grande BH ontem (foto: Arte EM)
Confira as temperaturas mais baixas registradas em Minas e na Grande BH ontem (foto: Arte EM)

"Geladeira"

A madrugada de ontem (29) foi de fortes rajadas de vento e termômetros registrando temperaturas abaixa de 10°C em 19 cidades, entre elas Ibirité e Brumadinho, que ficam na Região Metropolitana de Belo Horizonte (veja quadro), segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Na “geladeira” mineira, o destaque foi Monte Verde, no Sul de Minas, que registrou -1,4°C. Já na Região Metropolitana de Belo Horizonte, vários municípios também tiveram quedas bruscas de temperatura, e o recorde foi em Brumadinho, que marcou 7°C durante o período da noite.

Para hoje, a expectiva do Inmet já era de declínio de temperatura em todo o estado. “A previsão é que o frio seja muito intenso durante a madrugada (de ontem para hoje) e haja uma grande queda nos termômetros, que podem causar fortes geadas nessas regiões”, antecipou a meteorologista Anete Fernandes ao EM ontem.

(Com Gabriela Leão Silva - Estagiária sob supervisão da editora-assistente Vera Schmitz)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade