(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas INVERNO

Minas e BH registram menores temperaturas do ano nesta terça-feira

Massa de ar frio vinda do Sul do país trouxe o frio de volta ao estado após uma trégua que durou alguns dias


20/07/2021 08:10 - atualizado 20/07/2021 10:52

Pedestres agasalhados nesta manhã na Praça Sete, no Centro de BH(foto: Edésio Ferreira/EM/DA Press)
Pedestres agasalhados nesta manhã na Praça Sete, no Centro de BH (foto: Edésio Ferreira/EM/DA Press)
 
Como era previsto há alguns dias, a chegada de uma massa de ar frio voltou a derrubar as temperaturas em Minas Gerais e novos recordes foram registrados nesta terça-feira (20/7). 

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Belo Horizonte teve a menor temperatura do ano. Entre 4h e 5h, os termômetros marcaram 7,6°C na Estação Meteorológica da Pampulha. O recorde anterior era do último dia 5, com 8,8°C, no mesmo local. Na Estação do Cercadinho, na Região Oeste, o frio foi de 8,8°C.

Já a menor temperatura de 2021 em Minas Gerais ocorreu hoje em Maria da Fé, com -5°C. A previsão é de que o frio continue ao longo da semana. “A massa (de ar frio) já começou a agir ontem à noite, diminuindo a temperatura e provocando geadas no Sul”, explicou o meteorologista do Inmet, Claudemir Azevedo. 

Ver galeria . 5 Fotos A menor temperatura do ano em Minas Gerais foi registrada nesta terça-feira (20/7) em Maria da Fé, no Sul de Minas. Segundo o Inmet, os termômetros marcaram -5°C. Houve geadaWilliam Siqueira/Divulgação
A menor temperatura do ano em Minas Gerais foi registrada nesta terça-feira (20/7) em Maria da Fé, no Sul de Minas. Segundo o Inmet, os termômetros marcaram -5°C. Houve geada (foto: William Siqueira/Divulgação )


Ele listou outras cidades que começaram o dia com frio hoje. Em Florestal, na Grande BH, a temperatura mínima foi 1,1°C. De volta ao Sul, Passos teve1,4°C, Varginha teve 0,8°C, em Machado, 5,5°C, e Passa Quatro teve 8,2°C. 

Gelo em Maria da Fé, no Sul de Minas(foto: William Siqueira/Divulgação)
Gelo em Maria da Fé, no Sul de Minas (foto: William Siqueira/Divulgação)
Também há frio nas regiões Oeste e Triângulo. Em Divinópolis, foram 4°C hoje. Uberlândia teve 8°C de Mínima e Conceição das Alagoas registrou -0,9°C. 

Em Tiradentes, no Campo das Vertentes, também houve geada nesta manhã. A temperatura máxima na cidade não deve passar dos 25°C. 

“De maneira geral, frio principalmente no Sul, Oeste, Triângulo e Central, além da Zona da Mata. Hoje se estende até o Norte e Leste de Minas, que podem ter mínimas abaixo de 10°C”, detalhou Azevedo. 

Geada sobre carro nesta manhã em Tiradentes(foto: Reprodução/Associação Empresarial de Tiradentes (ASSET))
Geada sobre carro nesta manhã em Tiradentes (foto: Reprodução/Associação Empresarial de Tiradentes (ASSET))


A massa de ar frio também deve diminuir as temperaturas máximas. Belo Horizonte, por exemplo, registrou 28°C na tarde passada (19/7). Hoje, deve alcançar apenas 23°C. Já a máxima do estado ontem foi de 36°C no Norte de Minas, com possibilidade de cair hoje para 33°C. 

A previsão para amanhã é que a temperatura mínima em BH fique na casa dos 9°C e a máxima chegue aos 24°C. Após a queda acentuada de ontem para hoje, a tendência é de que as temperaturas se estabilizem dessa forma na capital nos próximos dias.
 
No Sul de Minas, a previsão é de que a mínima continue abaixo de zero, em 2°C, nesta quarta-feira, 2°C na quinta e de sexta em diante, a temperatura sobe um pouco e chega a 5°C. A máxima na região deve chegar aos 24°C ao longo da semana. A possibilidade de geada nos municípios continua. A temperatura máxima em Minas até o fim da semana fica entre 30°C e 32°C. 



A umidade relativa do ar segue baixa nas Regiões Sul, Triângulo e Oeste. Em Belo Horizonte, os índices devem variar entre 15% e 20%. Ainda segundo Claudemir Azevedo, o frio e as variações de temperatura das últimas semanas ocorrem dentro do previsto  para o inverno de 2021 em Minas. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)