(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ALIMENTO PARA QUEM PRECISA

Hortas comunitárias combatem a fome em Sete Lagoas durante a pandemia

São recolhidos de 450 kg a 600 kg de alimento por semana para serem distribuídos a organizações sociais civis da cidade


29/07/2021 17:01 - atualizado 29/07/2021 19:56

Colaboradores da Toca de Assis produzem 60 marmitex por semana com os produtos doados pelos agricultores(foto: Prefeitura de Sete Lagoas/Divulgação)
Colaboradores da Toca de Assis produzem 60 marmitex por semana com os produtos doados pelos agricultores (foto: Prefeitura de Sete Lagoas/Divulgação)
Um projeto que existe há quase 40 anos tem sido fundamental na luta contra a fome durante a pandemia em Sete Lagoas. As Hortas Comunitárias Urbanas (HCUs) doam alimentos para entidades e projetos sociais na cidade da Região Central de Minas. São de 450 kg a 600 kg de alimentos por semana, somadas as doações de supermercados.
  

“As HCUs estão sendo muito importante neste momento de pandemia, pois fazemos, em parceria com os produtores, várias ações de doações de hortaliças para instituições e projetos que visam complementar a distribuição de alimentos para os menos favorecidos”, afirma Alessandro de Freitas, secretário municipal adjunto de Desenvolvimento Econômico e Turismo.

 

As hortas são de responsabilidade do poder público e foram criadas há 39 anos em parceria com a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG).  

 

São sete hortas comunitárias urbanas na cidade de Sete Lagoas, o que totaliza 24 km de plantio(foto: Sérgio Fraga/Arquivo pessoal)
São sete hortas comunitárias urbanas na cidade de Sete Lagoas, o que totaliza 24 km de plantio (foto: Sérgio Fraga/Arquivo pessoal)
 

 

Nesta pandemia, os agricultores, de maneira voluntária, contribuem com a destinação de produtos que são plantados nas hortas para serem distribuídos às organizações sociais civis da cidade. Somadas as doações de dois supermercados da cidade, são recolhidos de 450 kg a 600 kg toda semana.

 

O gerenciamento, desde a coleta até a entrega às organizações, é feito pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade, Desenvolvimento econômico e Turismo, sem custo para os que recebem. 

 

Nas hortas são produzidos, entre outros alimentos, alface, couve, cebolinha, beterraba, cenoura, tomate, jiló, abóbora, chuchu e repolho(foto: Prefeitura de Sete Lagoas/Divulgação)
Nas hortas são produzidos, entre outros alimentos, alface, couve, cebolinha, beterraba, cenoura, tomate, jiló, abóbora, chuchu e repolho (foto: Prefeitura de Sete Lagoas/Divulgação)
 

60 refeições por semana

 
A Toca de Assis é uma dessas organizações que são contempladas pelas doações das hortas comunitárias. A instituição religiosa, sem fins lucrativos, tem como objetivo apoiar e reintegrar na sociedade pessoas em situação de rua.
 
“Estamos recebendo as hortaliças há três meses. Vivemos de doações e toda terça-feira montamos e entregamos 60 marmitex para pessoas em situação de rua", afirma Malvina da Conceição, coordenadora da Toca de Assis.

"E, neste momento de pandemia, as contribuições diminuíram bastante, por isso, o projeto é tão importante para nossa instituição”, complementa a coordenadora.
 
Quem quiser contribuir para o Toca de Assis, pode entrar em contato através do telefone 31 98504-8276


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)