(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CLIMA

Minas ''congela'' e Belo Horizonte apela para a solidariedade

Com termômetros em queda, campanhas para arrecadar agasalhos ganham força


28/07/2021 06:00 - atualizado 28/07/2021 07:42

O frio já sentido em BH se intensifica na madrugada de sexta na cidade: em outras áreas do estado, temperaturas caem abaixo dos 5°C a partir de hoje(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
O frio já sentido em BH se intensifica na madrugada de sexta na cidade: em outras áreas do estado, temperaturas caem abaixo dos 5°C a partir de hoje (foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)

Para quem gosta de inverno rigoroso, a notícia é boa. Já para aqueles que sonham com o calor tropical, é melhor redobrar os cobertores, se enrolar no cachecol e tirar os casacos do armário, pois uma frente fria chega a Minas antes do previsto devendo derrubar as temperaturas nos próximos cinco dias. Conforme o alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), divulgado ontem, a onda de frio que se aproxima do estado está prevista para começar hoje ao meio-dia e se estender até a meia-noite de domingo.

Ainda segundo o boletim, o grau de severidade da massa de ar polar será alto, com as temperaturas podendo ficar abaixo de 5ºC em praticamente todas as regiões mineiras. Há também risco de geadas fortes nas áreas serranas do Sul do estado.

De acordo com o Inmet, a massa de ar polar chegará pela Região Sul do estado e vai se alastrar para as outras áreas até alcançar a capital e região metropolitana (RMBH) na madrugada de sexta-feira. Ontem em BH, a menor temperatura foi registrada na Estação Meteorológica da Pampulha, com 11,5ºC. A máxima ficou na casa dos 26ºC.

Nessa  época, é fundamental para ajudar os necessitados, colaborando com as campanhas de solidariedade empreendidas por igrejas, organizações não governamentais e coletivos. 

(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)
(foto: Edésio Ferreira/EM/D.A Press)

Geadas


Os meteorologistas informam que, mesmo com as baixas temperaturas nos municípios do Sul de Minas, as geadas parecem ter dado uma trégua aos moradores. A temperatura mínima registrada no estado foi em Caldas, no Sul, com 2,6ºC negativos. Já a máxima foi em Montalvânia, perto de 33ºC.

Outro alerta, além da friagem excessiva, está na umidade relativa do ar, que continua abaixo dos 30% na maior parte da Região Metropolitana de BH. O motivo está na massa de ar seco que atua em Minas. Na capital, os índices ficam em 25%, enquanto no Triângulo, em 20%. 

Hora de ajudar

Com a queda nas temperaturas e a previsão de que o clima mais frio deve prevalecer nas próximas semanas, a Acolhida Solidária Dom Luciano Mendes de Almeida, da Arquidiocese de Belo Horizonte, mantém a Campanha do Agasalho. Cobertores, agasalhos, toucas, meias e outras peças de vestuário podem ser doados na própria Acolhida ou na iniciativa Canto da Rua Emergencial, responsável por diariamente amparar as pessoas que vivem nas ruas da cidade, neste tempo de pandemia.

As doações reunidas na Acolhida Solidária Dom Luciano Mendes de Almeida são destinadas à Pastoral de Rua da Arquidiocese de BH, que, diariamente, leva amparo aos que mais sofrem com o frio. O fruto da solidariedade também é partilhado com famílias pobres de diferentes regiões da capital e RMBH, a partir da rede de paróquias da arquidiocese – de modo descentralizado, sem aglomerações, os donativos chegam a quem precisa. *Estagiária sob supervisão da subeditora Jociane Morais 

Serviço

Endereços que recebem doações:

Acolhida Solidária Dom Luciano Mendes de Almeida

De segunda a sexta-feira, das 8h às 15h – Rua Além Paraíba, 208, Lagoinha. Telefone: 3422-7141

Canto da Rua Emergencial, de segunda a sexta-feira, das 13h
às 17h  

Serraria Souza Pinto, Avenida dos Andradas, 625, Centro de Belo Horizonte

Doações via transferência bancária

A Arquidiocese de BH pede que, se possível, seja informado o objetivo da doação: Campanha do Agasalho

Contas da Providens –
Ação Social Arquidiocesana
Pix: 31989789390

Itaú
Ag: 1403
C/C: 4152-6

Santander
Ag: 3476
C/C: 13065289-4





receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)