(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SAUNAS LIBERADAS TAMBÉM

Bares e restaurantes poderão funcionar após a meia-noite em Pouso Alegre

Novo decreto também retira obrigatoriedade do horário de atendimento exclusivo para os grupos de risco, além da limitação da gratuidade do transporte público.


27/07/2021 21:10 - atualizado 27/07/2021 21:34

Bares e restaurantes voltam a funcionar sem limitação de horário em Pouso Alegre (foto: Imagem ilustrativa - Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
Bares e restaurantes voltam a funcionar sem limitação de horário em Pouso Alegre (foto: Imagem ilustrativa - Edesio Ferreira/EM/D.A Press)
O prefeito de Pouso Alegre, Rafael Simões, liberou, a partir desta terça-feira (27/7), o funcionamento de saunas dentro de clubes e de bares e restaurantes madrugada afora. As medidas fazem parte de um novo decreto que prevê flexibilizações pela cidade do Sul de Minas.
 
Até esta nova determinação, restaurantes, lanchonetes, bares e congêneres poderiam funcionar, no máximo, até a meia-noite. Agora, esses estabelecimentos voltam a funcionar sem restrições de horários. O uso de saunas nos clubes também está liberado.
 
Segundo a prefeitura, as mudanças levam em consideração a redução no números de casos confirmados de COVID-19 e de internações, além do avanço da vacinação.
 
Confira outras mudanças:
 
  • retira a obrigatoriedade de os estabelecimentos públicos e privados adotarem horário epecial para atendimento exclusivo aos grupos de risco
  • volta da gratuidade do transporte público para pessoas com mais de 60 anos em todos os períodos do dia
  • revogada a determinação de isolamento social para maiores de 60 anos, gestantes, lactantes até 6 meses e portadores de doenças respiratórias crônicas (esse público só podia sair para trabalhar ou fazer atividades estritamente necessárias)
 
novo decreto, assinado nesta terça (27/7), considera que “as medidas de restrição e prevenção sanitárias devem ser revistas periodicamente, podendo ser reduzidas ou ampliadas, utilizando-se critérios de razoabilidade e proporcionalidade, de acordo com a evolução da pandemia da COVID-19 e conforme as orientações dos órgãos competentes”.
 

COVID-19 em Pouso Alegre

Desde o início da pandemia, o município contabiliza 22.857 casos e 439 mortes em decorrência da doença. O boletim mais recente, referente a sexta-feira (23/7), aponta que 495 pessoas estavam em acompanhamento em Pouso Alegre e 21.923 já tinham se recuperado da COVID-19. 
 
Entre os dias 16 e 23 de julho, o município registrou queda de casos e internações, mas alta de mortes. Ao todo, 457 moradores foram infectados pelo vírus nesse período, contra 561 casos entre os dias 9 e 16 de julho. Já o número de mortos mais do que dobrou em sete dias. Foram 17 óbitos, contra sete da semana anterior.
 
A ocupação hospitalar segue em queda em Pouso Alegre. Dos 92 leitos clínicos destinados ao tratamento da doença, 39 estão com pacientes (42%). E dos 57 leitos UTI exclusivos COVID, 32 estão ocupados (56%). Ao todo, 71 pessoas estão internadas no município – sendo 39 moradores e 32 pacientes de cidades vizinhas.
 
(Gabriella Starneck / Especial para o EM)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)