(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

BH vacina pessoas com 37 anos nesta segunda: ''dá um alívio''

Moradores da capital mineira podem receber a primeira dose em postos fixos e drive-thru da cidade; veja quais


26/07/2021 11:40 - atualizado 26/07/2021 12:41

Luís Felipe de Oliveira, 37 anos(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Luís Felipe de Oliveira, 37 anos (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Belo Horizonte avança nesta segunda-feira (26/7)  para mais uma fase da vacinação contra a COVID-19 aplicando doses em pessoas de 37 anos. A faixa-etária recebe a primeira dose nos postos fixos e drive-thru em toda cidade
 
No último boletim epidemiológico da Prefeitura de BH, em 23/7, 1.349.611 pessoas já tinham tomado a primeira dose e a expectativa pelo avanço da vacinação na cidade é grande. O servidor público Luís Felipe de Oliveira, de 37 anos, ficou internado com coronavírus neste ano e estava ansioso para ser vacinado. Após a injeção, ele se sentiu aliviado.
 
"Expectativa era grande. Eu mesmo tive COVID-19, fiquei internado 5 dias em fevereiro. A minha internação não foi das piores, apesar de estar bem cansado, não precisei ir pro oxigênio, mas a recuperação em casa é bem complicada. Agora tô feliz, né? Com esperança de tudo começar a mudar e voltar ao normal", comemora Luís.
 
 
Imunizado com a dose única da Janssen, ele afirma que a felicidade foi ainda maior, porém alerta que é preciso continuar com todos os cuidados. "Tomei a dose única e já saí de lá com a imunização completa, agora é ficar de molho uns 15 a 30 dias [para aguardar a produção de anticorpos]. Infelizmente não é vida normal, ainda precisamos de máscara e distanciamento, mas já dá um alívio", disse.
 
Com grande quantidade de pessoas, os 'trintões' compõe uma grande parte da população e aguardam o andamento da fila. Para os mais novos, Luís deixa um recado: Mantenham a calma, está chegando!".
 
"A expectativa é boa para chegar a vacina, mas é preciso manter os pés no chão. Isso vale para todo mundo, é uma fase que estamos enfrentando e temos que sair todos juntos. Precisamos manter o respeito e consideração um pelo outro" finaliza. 
 
Gilberto Carvalho, 37 anos(foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Gilberto Carvalho, 37 anos (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
O representante de vendas Gilberto Carvalho (37), também estava ansioso pelo momento e agora aguarda o avanço da fila para as outras faixas-etárias. "Estava ansioso, aguardando o avanço da vacinação. Agora tô bem tranquilo por ter garantido a minha dose, mais ainda por ter tomado a Janssen, que é única. Agora só aguardar o avanço para outras faixas-etárias e todos serem imunizados".
 
Para aqueles que ainda têm dúvida sobre ir vacinar, Gilberto incentiva a ida aos postos e garantir a dose de proteção. "Tirem a dúvida da cabeça, apoiem a vacina. Só através da vacinação que vamos ficar livres desse vírus. Ao longo da história, todas as epidemias foram eliminadas assim. Vamos deixar essas ideologias de lado e nos prevenir" afirma o representante de vendas.  

O que é preciso para se vacinar

No momento da vacinação, as pessoas de 37 anos precisam seguir as seguintes orientações: 
  • Ser cidadão residente de Belo Horizonte;
  • Apresentar documento de identificação com foto;
  • Não ter recebido vacina contra a COVID-19;
  • Não ter recebido qualquer outra vacina nos últimos 14 dias;
  • Não ter tido COVID-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.

O horário de funcionamento, em dias úteis, dos postos fixos e extras será das 8h às 17h e os pontos de drive-thru das 8h às 16h30. As pessoas convocadas devem se vacinar nos locais listados para cada grupo. Os postos, que são específicos para cada público, estão no portal da Prefeitura.
 
*Estagiária sob supervisão da subeditora Jociane Morais 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomas, prevenção, pesquisa e vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Posso beber após vacinar? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.

Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)