(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LAZER

BH tem o primeiro fim de semana de reabertura de museus; confira horários

Reabertura faz parte do avanço da flexibilização das atividades na capital, iniciada no último sábado (3/7)


09/07/2021 18:17 - atualizado 09/07/2021 19:23

Museu Histórico Abílio Barreto volta a funcionar de quarta-feira a domingo(foto: Túlio Santos/EM/D.A Press)
Museu Histórico Abílio Barreto volta a funcionar de quarta-feira a domingo (foto: Túlio Santos/EM/D.A Press)
Com a nova fase de reabertura da cidade, os museus e os teatros de Belo Horizonte voltaram a abrir as portas para o público.


Na última quarta (7/7), quatro museus públicos foram reabertos: Histórico Abílio Barreto (MHAB), da Imagem e do Som (MIS BH), da Moda (Mumo) e a Casa do Baile. Todas as visitas têm entrada gratuita e deverão ser agendadas previamente. 

O Museu Histórico Abílio Barreto (MHAB) e a Casa do Baile abrem visitação de quarta-feira a domingo, das 11h às 18h.

Já o MIS BH e o Mumo recebem os visitantes de quarta-feira a sábado, das 11h às 18h.

O Museu Casa Kubitschek vai inaugurar uma nova exposição "Outras Habitabilidades". Mas permanece fechado neste fim de semana.  

O Circuito Liberdade, que agrega a maior parte dos museus e centros culturais da capital mineira, terá vários deles em funcionamento.

O CCBB reabre  com as duas exposições que estavam em cartaz antes do último fechamento – “Abraham Palatnik – A reinvenção da pintura” e “Yara Tupynambá – 70 anos de carreira”.

O Centro de Arte Popular e o Museu Mineiro também estarão funcionando.

Enquanto os espaços integrantes do Circuito Liberdade se organizam para a reabertura, a programação virtual dos equipamentos continua intensa.
 
Na última quarta-feira (7/7), o Museu Mineiro, o Centro de Arte Popular e o Museu dos Militares Mineiros, que integram o Circuito Liberdade, reabriram com as programações vigentes.

A Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais também retomou as atividades presenciais apenas na galeria de arte Paulo Campos Guimarães, com a exposição gratuita “Jean-Denis Pendanx, Viagens em Quadrinhos”, que pode ser visitada das 8h às 18h, de segunda a sexta, e das 8h às 12h, aos sábados. 

Já a Fundação Clóvis Salgado (FCS) estreou o espetáculo gratuito “...Incomoda, Incomoda, Incomoda”, no Grande Teatro do Palácio das Artes.

A montagem, que celebra os 35 anos do Curso Técnico de Teatro do Centro de Formação Artística e Tecnológica (Cefart) e marca a formatura dos alunos do curso, fica em cartaz até domingo (11/7). Os horários são às 20h30, de quarta-feira a sábado, e às 19h no domingo, com retirada de ingressos duas horas antes da apresentação, na bilheteria do teatro.
 
A FCS estreia a exposição “Imagens Resolutivas”, resultado da 4ª edição do Festival Internacional de Fotografia de Belo Horizonte (FIF-BH), ocupando as galerias Genesco Murta, Arlinda Corrêa Lima e Galeria Aberta Amilcar de Castro, além da fachada do Palácio das Artes, e a CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais.

Protocolos de segurança


Os espaços funcionarão atendendo a todos os protocolos de prevenção ao contágio pela Covid-19 determinados pela Prefeitura de Belo Horizonte, incluindo o agendamento prévio, com a retirada de ingressos, gratuitamente, pelo portal da Prefeitura.

Entre as medidas necessárias de prevenção ao contágio pela Covid-19 adotadas nos museus estão a capacidade máxima de uma pessoa a cada 5m² nos espaços visitáveis e de circulação e o controle do fluxo de visitação, de forma a evitar aglomerações.

Segundo o protocolo municipal, também estarão disponíveis dispensadores com álcool 70% no acesso aos espaços expositivos; o aumento de intervalo entre visitas para higienização dos ambientes; além da restrição de acesso às obras de arte ou itens de exposição manipuláveis e proibição de uso de telas sensíveis ao toque nas exposições. 

Serviço:

Reabertura à visitação dos museus públicos municipais 
Agendamento para visitas:  pbh.gov.br/reaberturamuseus
Entrada gratuita

Casa do Baile - Centro de Referência de Arquitetura, Urbanismo e Design
Av. Otacílio Negrão de Lima, 751 - Pampulha, Belo Horizonte/MG
Horário de visitação: quarta-feira a domingo, das 11h às 18h

Museu Histórico Abílio Barreto - MHAB
Av. Prudente de Morais, 202 - Cidade Jardim, Belo Horizonte/MG 
Horário de visitação: quarta-feira a domingo, das 11h às 18h

Museu da Imagem e do Som de Belo Horizonte - MIS BH
Av. Álvares Cabral, 560 - Lourdes, Belo Horizonte/MG
Horário de visitação: quarta-feira a sábado, das 11h às 18h

Museu da Moda - MUMO
R. da Bahia, 1149 - Centro, Belo Horizonte/MG
Horário de visitação: quarta-feira a sábado, das 11h às 18h

Museu Casa Kubistcheck
Av. Otacílio Negrão de Lima, 4188 - Pampulha, Belo Horizonte/MG
Horário de visitação: quarta-feira a domingo, das 11h às 18h
A partir de 14 de julho


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)