Jornal Estado de Minas

PANDEMIA

Araxá dá prosseguimento à vacinação de pessoas de 54 a 50 anos

A Prefeitura de Araxá, no Alto Paranaíba, divulgou na tarde de hoje (7/7) um novo cronograma para aplicação da 1ª dose da vacina contra a COVID-19 em pessoas entre 54 e 50 anos. A imunização começa amanhã (8/7) e vai até sábado (10/7).




 
A novidade é a aplicação das doses no fim de semana. Geralmente, a vacinação na cidade ocorre somente em dias úteis.
 
Nesta semana, o prefeito Robson Magela determinou que a ampliação do número de equipes de vacinação para que o município avance na imunização por faixa etária e conclusão de grupos prioritários.
 
Em decorrência disso, segundo a prefeitura, Araxá antecipará em mais de 20 dias o planejamento do governo do estado, que prevê a vacinação da população entre 54 e 50 anos até o fim de julho.
 
A Secretária de Saúde informou que aguarda ainda a chegada de um novo lote de vacinas entregues pelo estado para definir o planejamento da próxima semana, mas a previsão é que pessoas entre 49 e 45 anos já comecem a ser imunizadas.




 
“A prioridade do prefeito Robson Magela é avançar na imunização por faixa etária. E todos os profissionais de saúde da rede pública têm se desdobrado para atender essa demanda, que é de toda a comunidade araxaense. A prova desse esforço é o avanço que tivemos nesta semana”, destacou a secretária da pasta, Lorena de Pinho Magalhães.
 
A expectativa é que mais de 6 mil pessoas recebam o imunizante até o fim desta semana no município.
 

Cronograma da vacinação em Araxá

A aplicação da 1º dose para trabalhadores da indústria e construção civil (por faixa etária), grupos já contemplados, grávidas, puérperas (até 45 dias pós-parto), lactantes (com até 6 meses e 29 dias pós-parto) e a 2ª dose de acordo com o cartão de vacina também prossegue.
 
Os grupos contemplados foram definidos da seguinte forma:
 
Vacinação por idade
 
54%2b (A partir de 54 anos) - SESC
Dia e horário: 8 de julho (quinta) - 8h às 16h
 
53%2b (A partir de 53 anos) – GINÁSIO DO COLÉGIO DOM BOSCO
Dia e horário: 8 de julho (quinta) - 8h às 16h
 
52%2b (A partir de 52 anos) - SESC
Dia e horário: 9 de julho (sexta) - 8h às 16h
 
51%2b (A partir de 51 anos) – GINÁSIO DO COLÉGIO DOM BOSCO
Dia e horário: 9 de julho (sexta) - 8h às 16h
 
50%2b (A partir de 50 anos) - SESC
Dia e horário: 10 de julho (sábado) - 8h às 16h
 
Documentos exigidos: cópia (xerox) CPF, RG, Comprovante de Residência, Cartão de SUS (se tiver).




 
 
Trabalhadores da Indústria e Construção Civil (por idade)
 
A partir de 54 anos - SESC
Dia e horário: 8 de julho (quinta) - 8h às 16h
 
A partir de 53 anos - GINÁSIO DO COLÉGIO DOM BOSCO
Dia e horário: 8 de julho (quinta) - 8h às 16h
 
A partir de 52 anos - SESC
Dia e horário: 9 de julho (sexta) - 8h às 16h
 
A partir de 51 anos - GINÁSIO DO COLÉGIO DOM BOSCO
Dia e horário: 9 de julho (sexta) - 8h às 16h
 
A partir de 50 anos - SESC
Dia e horário: 10 de julho (sábado) - 8h às 16h
 
Documentos exigidos: cópia (xerox) CPF, RG, Comprovante de Residência, Cartão de SUS (se tiver) e cópia (xerox) da carteira de trabalho ou crachá funcional; ou contracheque com documento de identidade.
 
 
Gestantes, Puérperas (até 45 dias pós-parto) e lactantes (com até 6 meses e 29 dias pós-parto)
 
Dias e horários: 8  e 9 de julho (quinta e sexta-feira) - 8h às 16h – UNISA
 
Documentos exigidos:
Puérperas e Lactantes: cópia (xerox) CPF, RG, Comprovante de Residência, Cartão de SUS (se tiver) e certidão de nascimento ou cartão do bebê.
Gestantes (com e sem comorbidades): cópia (xerox) CPF, RG, Comprovante de Residência, Cartão de SUS (se tiver) e cartão pré-natal.
 
 
Grupos prioritários (primeira dose)
 
Dias e horários: 8 e 9 de julho (quinta e sexta-feira) - 8h às 16h – UNISA
 
Grupos contemplados: Trabalhadores da saúde, idosos com 60 anos ou mais, pessoas com comorbidades e com e deficiência permanente (com e sem BPC), funcionários do sistema de privação de liberdade, trabalhadores da educação (Todos os professores e funcionários das escolas públicas e privadas do ensino básico - Cemei, pré-escola, ensino fundamental, ensino médio, curso técnico, EJA, ensino superior), forças de segurança e salvamento (Policiais Federais, Militares, Civis e Rodoviários, Bombeiros Militares e Civis, e Guardas Municipais), forças armadas (Membros ativos da Marinha, Exército e Aeronáutica), trabalhadores de limpeza urbana.




 
Documentos exigidos: cópia (xerox) CPF, RG, comprovante de residência, cartão de SUS (se tiver) e comprovante específico de cada grupo.
 
 
2ª dose (de acordo com cartão de vacina)
 
Dias e horários: 8 e 9 de julho (quinta e sexta-feira) - 8h às 16h – UNISA
Documentos exigidos: cópia (xerox) dos documentos pessoais, comprovante de residência e Cartão SUS (se tiver).
 

Leia mais sobre a COVID-19

Confira outras informações relevantes sobre a pandemia provocada pelo vírus Sars-CoV-2 no Brasil e no mundo. Textos, infográficos e vídeos falam sobre sintomasprevençãopesquisa vacinação.
 

Confira respostas a 15 dúvidas mais comuns

Guia rápido explica com o que se sabe até agora sobre temas como risco de infecção após a vacinação, eficácia dos imunizantes, efeitos colaterais e o pós-vacina. Depois de vacinado, preciso continuar a usar máscara? Posso pegar COVID-19 mesmo após receber as duas doses da vacina? Confira esta e outras perguntas e respostas sobre a COVID-19.





Quais os sintomas do coronavírus?

Desde a identificação do vírus Sars-CoV2, no começo de 2020, a lista de sintomas da COVID-19 sofreu várias alterações. Como o vírus se comporta de forma diferente de outros tipos de coronavírus, pessoas infectadas apresentam sintomas diferentes. E, durante o avanço da pesquisa da doença, muitas manifestações foram identificadas pelos cientistas. Confira a relação de sintomas de COVID-19 atualizada.

O que é a COVID-19?

A COVID-19 é uma doença provocada pelo vírus Sars-CoV2, com os primeiros casos registrados na China no fim de 2019, mas identificada como um novo tipo de coronavírus pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em janeiro de 2020. Em 11 de março de 2020, a OMS declarou a COVID-19 como pandemia.


Veja vídeos explicativos sobre este e outros tema em nosso canal

 
 

audima