(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas UBERLÂNDIA

Uberlândia: quem recusa vacina disponível só pode tentar voltar após um mês

Eles são considerados faltosos e Secretaria de Saúde de Uberlândia ressalta que não será possível tentar escolher de novo


05/07/2021 12:33 - atualizado 05/07/2021 13:22

A média de recusas por dia em Uberlândia chega a 6% do total de doses aplicadas(foto: PMU/Divulgação)
A média de recusas por dia em Uberlândia chega a 6% do total de doses aplicadas (foto: PMU/Divulgação)
Em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, pessoas que tentam escolher determinada vacina e recusam aquela que é oferecida são considerados faltosos e poderão se vacinar novamente apenas depois de 30 dias. A Secretaria Municipal de Saúde, contudo, ressalta que não será possível escolher a vacina na segunda chamada.

É necessário ainda solicitar o reagendamento, que pode ser feito no portal da Prefeitura. Além do prazo de 30 dias, a reconvocação ainda leva em consideração a disponibilidade de doses, sem prejuízo ao progresso da vacinação.

A média de recusas por dia chega a 6%. “Não é momento de escolher entre essa ou a outra vacina. Todas que são disponibilizadas são aprovadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e protegem de casos graves e de morte pela doença. E isso tem sido comprovado em diversos estudos. Com os lotes enviados em maiores quantidades e nossa estrutura de vacinação, estamos conseguindo ampliar os grupos e as faixas etárias, mas nada disso adianta se as pessoas continuarem com este comportamento, principalmente de acharem que podem escolher a vacina”, disse a coordenadora do programa municipal de imunização, Cláubia Oliveira.

O grupo dos que se recusam a tomar vacina se soma ao total de faltasos e eles já são mais de 20 mil pessoas na cidade. De acordo com o município, há pessoas que foram convocadas mais de uma vez, mas não compareceram.

Atualmente são oferecidas em Uberlândia doses dos imunizantes AstraZeneca, que correponde a 46% do total aplicado, CoronaVac, que corresponde a 42% da vacinação, Pfizer, 9% das doses, e Janssen, sendo 2% da unidades.

Entre os diversos grupos, 251,5 mil pessoas receberam primeira dose no município e 87,6 mil já tiveram a vacinação completa.

A vacina usada é informada à pessoa no momento em que ela vai receber a dose, o que támbém é registrado no cartão de vacinação pessoal. O prazo máximo de retorno também é informado, com a confirmação da data, hora e local sendo feita por meio de SMS ou e-mail.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)