(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas APÓS OBRAS

Vale diminui nível de emergência de barragem em Barão de Cocais (MG)

Sul Inferior faz parte da Mina de Gongo Soco, onde também está a Sul Superior, represa em estado crítico desde março de 2019


18/06/2021 21:32 - atualizado 18/06/2021 22:11

Máquinas da Vale trabalham na área da Mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais, onde está a Sul Inferior
Máquinas da Vale trabalham na área da Mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais, onde está a Sul Inferior (foto: Leandro Couri/EM/D.A Press - 02/06/2019)
 

 

A Vale diminuiu, nesta sexta (18/6), o nível de emergência da Barragem Sul Inferior, na Mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais, Região Central de Minas Gerais. A represa estava em nível 2 (anomalia não controlada) e agora está no 1, o mais seguro do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM).

 

De acordo com a Vale, a Agência Nacional de Mineração (ANM) e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) já foram avisados sobre a redução.

 

No Cadastro Nacional de Barragens de Mineração, administrado pela ANM, a Sul Inferior já aparece em nível 1.

 

A melhoria, segundo a mineradora, aconteceu por meio de "obras corretivas no talude, acompanhadas e atestadas pela consultoria técnica responsável".

 

Ainda assim, as famílias proprietárias de imóveis dentro da Zona de Autossalvamento (ZAS) da Mina de Gongo Soco permanecem proibidas de acessar a área.

 

Isso porque o complexo também abriga a Barragem Sul Superior, que está em nível 3 desde março de 2019.

 

A Sul Superior tem método de construção idêntico às represas de Fundão (Mina de Germano) e 1 (Mina de Córrego do Feijão), que se romperam, respectivamente, em Mariana e Brumadinho em 2015 e 2019.

 

Portanto, a Vale trabalha para descomissionar esse barramento, conforme lei sancionada por Romeu Zema (Novo) há dois anos.

 

Histórico

 

A Sul Inferior teve seu nível elevado para a segunda fase em 25 de janeiro de 2020 por conta de erosão em seu reservatório após fortes chuvas. A situação, porém, está resolvida agora.

 

A Vale construiu essa represa em etapa única, método mais seguro que a montante. Ela está desativada, guarda água e sedimentos e tem volume de 595 mil metros cúbicos. A altura é de 35 metros.

 

Segundo a mineradora, apesar das melhorias, Sul Inferior vai continuar sendo monitorada "24 horas por dia pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG) e recebe inspeções regulares de equipes internas e externas".


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)