(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas INUSITADO

Polícia investiga caso da coroa de flores de Tiradentes em Ouro Preto

Após a cerimônia que lembra a Inconfidência Mineira, homem recolheu a coroa, que teria sido vendida. Ele e a pessoa que a recebeu foram ouvidos e liberados


22/04/2021 13:14 - atualizado 22/04/2021 13:35

Após recolher a coroa do monumento, o homem chegou a posar para fotos com ela(foto: Túlio Santos/EM/DA Press)
Após recolher a coroa do monumento, o homem chegou a posar para fotos com ela (foto: Túlio Santos/EM/DA Press)


A Polícia Civil de Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais, instaurou um inquérito para apurar o caso da possível venda da coroa de flores usada na homenagem aos inconfidentes na cerimônia do Dia de Tiradentes realizada nessa quarta-feira (21/4). 

Como o Estado de Minas mostrou na quarta, após a celebração tradicional realizada na Praça Tiradentes, no centro da cidade histórica, um homem retirou o arranjo floral dizendo que havia sido dado a ele por uma pessoa. No entanto, ele acabou detido pela polícia e pela Guarda Municipal. 

“Com o fim da cerimônia do dia 21 de abril em Ouro Preto (MG), a Polícia Militar foi acionada, devido à informação do furto da coroa de flores usada na solenidade. Diante da informação, diligências foram realizadas e os dois envolvidos foram presos e a coroa restituída ao local da homenagem”, confirmou a Agência Local de Comunicação Organizacional do 52º Batalhão da Polícia Militar, sem mais detalhes. 

Coroa de flores conduzida por militar durante a cerimônia que lembra a Inconfidência Mineira(foto: Ane Souz/Prefeitura de Ouro Preto)
Coroa de flores conduzida por militar durante a cerimônia que lembra a Inconfidência Mineira (foto: Ane Souz/Prefeitura de Ouro Preto)


Em entrevista à reportagem, na ocasião, o secretário de Turismo de Ouro Preto, Rodrigo Câmara, disse que a coroa havia sido vendida pelo homem por R$ 50 e estava sendo desmontada por outra pessoa. A homenagem foi devolvida e deixada aos pés do Monumento de Tiradentes, onde havia sido depositada anteriormente. 

Também nesta quinta-feira, a Polícia Civil disse que os dois homens foram levados à Delegacia de Plantão de Ouro Preto na quarta. “Os suspeitos foram ouvidos e liberados. O homem, de 52 anos, poderá responder pelo furto da coroa de flores; já o outro, de 59 anos, poderá responder por receptação. A investigação segue em andamento”, explicou a instituição. 

Repercussão


Coroa de flores foi devolvida e o homem que a recebeu e fazia a desmontagem também foi levado à delegacia(foto: Túlio Santos/EM/DA Press)
Coroa de flores foi devolvida e o homem que a recebeu e fazia a desmontagem também foi levado à delegacia (foto: Túlio Santos/EM/DA Press)
Rodrigo Câmara detalhou à reportagem na quarta que, durante a cerimônia, a coroa fica em um tripé e, posteriormente, é deixada no local sem ele. Essa homenagem permanece no monumento durante todo o Dia de Tiradentes. Desta vez, após a devolução, a prefeitura cedeu um novo tripé para ela. Dependendo do estado de conservação, a coroa pode ficar no local por mais dias.

Ao ver a movimentação, um comerciante que trabalha na praça chegou a comentar com a reportagem que achava um “exagero” da polícia, uma vez que a coroa fica no local após a cerimônia e é comum algumas pessoas chegarem a tirar ramos para guardar de recordação.

No início desta tarde (22/4), o EM voltou a falar com o secretário Rodrigo Câmara. Ele contou que a coroa permanece na praça e que a repercussão na cidade continua, até em tom de brincadeira entre os moradores. “Dizem que tem coisas que só acontecem em Ouro Preto”, comentou. Ele lamentou novamente o ocorrido durante um feriado importante para a cidade e enfatizou que considera a situação séria. “Até de forma pedagógica mesmo, tem que existir esse entendimento mais forte, esse trabalho de investigação, para que não volte a ocorrer”, afirmou.

O Estado de Minas tentou falar novamente com o homem considerado suspeito de furtar a coroa nesta quinta-feira, mas as ligações foram para a caixa postal. (Com informações de Túlio Santos)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)