(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas FLEXIBILIZAÇÃO

Uberaba libera bares, restaurantes e música ao vivo a partir deste domingo

O município também autorizou a volta às aulas presenciais nas escolas particulares; por outro lado, ocupação UTI/COVID na cidade voltou a ficar perto do limite


17/04/2021 09:41 - atualizado 17/04/2021 15:40

Uberaba, a maior cidade do Triângulo Sul, tem cerca de 340 mil habitantes(foto: Prefeitura de Uberaba/Divulgação)
Uberaba, a maior cidade do Triângulo Sul, tem cerca de 340 mil habitantes (foto: Prefeitura de Uberaba/Divulgação)

Dentro de restrições, o novo decreto de enfrentamento à COVID-19 de Uberaba liberou aberturas, em todos os dias, das lojas comerciais, bares, restaurantes, academias e parques públicos. Além disso, também autorizou a volta às aulas presenciais nas escolas particulares.

Próximo ao horário da publicação do decretono Porta-Voz do município, no final da noite dessa sexta-feira (16/4), boletim epidemiológico de Uberaba divulgava que a taxa de ocupação dos leitos de UTI/COVID da cidade voltou a ficar perto do limite; de 103 disponíveis, 98 estão ocupados. Nessa última semana que o estado liberou a onda vermelha no Triângulo Sul, Uberaba havia permanecido nas medidas restritivas da onda roxa.

De acordo com o documento do Decreto nº 481, que vale por 15 dias, a partir deste domingo (18), todos os estabelecimentos da cidade poderão funcionar até às 20h, mas dentro de todas as medidas sanitárias e de distanciamento social.
 
(foto: Soraia Piva/EM/D.A press)
(foto: Soraia Piva/EM/D.A press)
 

No caso dos bares e restaurantes será exigido o distanciamento de três metros entre as mesas e, também, o limite de apenas quatro pessoas por mesa, sendo que música ao vivo nestes estabelecimentos está liberada. Após às 20h, nestes locais permanece permitida somente a venda por delivery, drive-thru ou retirada no balcão e proibida a venda de bebidas alcoólicas.

Com relação às academias, a Prefeitura determinou que seja obedecida a ocupação de uma pessoa a cada 10 metros quadrados, uso individual de aparelhos, distantes de três metros entre os praticantes e a obrigatória higienização após cada utilização.

Também voltarão a abrir as portas até às 20h em Uberaba, as lojas do centro, dos shoppings centers, galerias e centros comerciais.

As lojas de conveniência, situadas ou não em posto de combustível, poderão ficar abertas novamente todos os dias e sem restrição de horário, mas após às 20h permanece proibida a venda de bebida alcoólica.

Ainda conforme o novo decreto, todos os trabalhadores e frequentadores de todos os estabelecimentos devem obedecer às regras como: utilização de máscara facial que cubra boca e nariz, distanciamento mínimo, controle de acesso e barreira sanitária.

“Está proibida aglomeração. As regras podem ser alteradas conforme o cenário da Covid-19 no Município”, destacou nota da Prefeitura de Uberaba.

Cinema, circo, parque infantil recreativo, passeio turístico, boate, casa noturna, balada, leilão presencial e similares, evento festivo, social e corporativo (inclusive familiar) continuam proibidos.

Segundo o último boletim epidemiológico de Uberaba, de 103 leitos de UTI/COVID disponíveis na cidade, 98 estão ocupados, sendo que de 60 existentes na rede pública, 58 estão com pacientes, e de 43 da rede privada, há 40 pacientes em estado grave.

Já com relação às ocupações de leitos de enfermaria/COVID, de 205 disponíveis, 146 estão ocupados; de 142 da rede pública há 104 pacientes e de 63 da rede privada há 42 pacientes.

Desde o início da pandemia em Uberaba, já foram contabilizados 21.726 casos positivos, sendo que destes 632 pessoas morreram e 17.535 se recuperaram.

Atual boletim epidemiológico de Uberaba, divulgado na noite desta sexta-feira (16/4)(foto: Prefeitura de Uberaba/Divulgação)
Atual boletim epidemiológico de Uberaba, divulgado na noite desta sexta-feira (16/4) (foto: Prefeitura de Uberaba/Divulgação)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)