(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PERDA

COVID: defeito em refrigerador causa perda de 120 doses da vacina em Betim

Acidente no refrigerador da UBS Cruzeiro do Sul levou a perda de 120 doses da vacina contra a COVID-19. Idosos que receberiam a primeira dose terão que aguardar


06/04/2021 09:34 - atualizado 06/04/2021 10:51

Falha do refrigerador na UBS Cruzeiro do Sul ocasionou a perda de 120 doses da vacina contra a COVID-19(foto: Google Maps/Divulgação)
Falha do refrigerador na UBS Cruzeiro do Sul ocasionou a perda de 120 doses da vacina contra a COVID-19 (foto: Google Maps/Divulgação)
Quando funcionários da Unidade Básica de Saúde (UBS) Cruzeiro do Sul, em Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), chegaram para trabalhar na segunda-feira (05/04) se depararam com um acidente na câmara fria da unidade. O defeito não permitia que a temperatura correta fosse mantida, o que ocasionou a perda de 120 doses da vacina contra a COVID-19.

Um técnico de manutenção da secretaria foi até a UBS para verificar o equipamento, que é novo e está na garantia. Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura de Betim, a assistência técnica do fabricante foi acionada para manutenção do aparelho ou, se necessário, sua substituição.

Estavam armazenados na unidade 12 frascos de vacinas contra a COVID-19, destinados a aplicação das duas doses, além de outras vacinas do calendário nacional de vacinação. Técnicos da Central de Vacinas de Betim recolherão, nesta tarde, todos os frascos dos imunizantes e emitirão um relatório sobre as perdas. Uma câmara fria de reserva, que estava na unidade, será reativada e as vacinas serão substituídas.

Segundo a Central de Vacinas do município, 60 doses para a aplicação da dose 2 do imunizante contra a COVID-19 foram substituídas. Já para a dose 1, os usuários precisarão aguardar o remanejamento da sobra de doses de outras unidades ou a chegada de um novo lote, já que o município não possui vacinas em estoque para a dose 1.

Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a equipe da UBS Cruzeiro do Sul está fazendo um cadastro dos usuários que comparecerem à unidade para tomar alguma vacina e, a medida que as doses forem sendo repostas, será agendado o dia e horário para eles receberem a imunização.

Na última semana, Betim imunizou a faixa etária de idosos de 68 a 72 anos. Em cinco UBSs, a vacinação ocorreu até o último sábado (03/04). Nesta fase estava prevista vacinação de cerca de 10.900 pessoas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)