(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SEMANA SANTA NA PANDEMIA

Festa da Ressurreição tem anjos em sobrado de Sabará

Iniciativa lembra procissão na cidade histórica da Região Metropolitana de BH


04/04/2021 09:51 - atualizado 04/04/2021 10:32

Na rua Pedro II, nas janelas da antiga prefeitura, hoje prédio tombado conhecido como solar Padre Corrêa foram colocados anjos, que são manequins vestidos, nesta manhã de Páscoa e chamou a atenção de quem passou por lá(foto: LEANDRO COURI/EM/D.A PRESS )
Na rua Pedro II, nas janelas da antiga prefeitura, hoje prédio tombado conhecido como solar Padre Corrêa foram colocados anjos, que são manequins vestidos, nesta manhã de Páscoa e chamou a atenção de quem passou por lá (foto: LEANDRO COURI/EM/D.A PRESS )

A manhã do domingo (4) de páscoa começou com três anjos na sacada de um casarão,  do século 18, recém-restaurado no Centro Histórico de Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Numa iniciativa das secretaria municipais de Cultura e Turismo, em parceria com a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, as "figuras aladas" foram colocados na frente do Solar Padre Corrêa (antiga sede da prefeitura) a fim de manter a tradição da centenária procissão da Ressurreição de Jesus, que arrebanhava multidões em tempos pré-pandêmicos.

Os três manequins, com vestimentas de anjos, vão ficar durante todo o dia. Para evitar aglomeração, conforme nota da prefeitura local, não houve divulgação prévia.

Sabará teve as cerimônias da semana santa, no Centro Histórico, restritas à Igreja São Francisco e Matriz Nossa Senhora da Conceição. Devido à onda roxa do Minas Consciente e à progressão dos casos de COVID-19 no estado, os mais De 15 mil visitantes que chegavam, no período da semana santa, à cidade, tiveram que ficar em casa.

"Gostei muito. A ideia resgata o patrimônio e fortalece a identidade do povo", afirmou o advogado José Patrício de Figueiredo ao lado da mulher, a engenheira ambiental Manuela Diniz Siqueira. Para Manuela, a decoração ficou bonita e serve para "acalentar o coração do nosso povo nesse momento difícil da pandemia ". O operador Isaías Maia, de 35, foi surpreendido ao passar na Rua Dom Pedro II e também se mostrou satisfeito com a preservação do patrimônio.

(foto: LEANDRO COURI/EM/D.A PRESS )
(foto: LEANDRO COURI/EM/D.A PRESS )

MEMÓRIA VIVA

O prefeito Wander Borges disse que a iniciativa visa manter viva a memória e também dar esperanças à comunidade. "Apesar de singela, tem um significado muito forte. A semana santa em Sabará sempre nos reservou momentos para fortalecermos a nossa fé. Nesse momento crítico, mais do que nunca, precisamos ter esperança de que, assim como nossas tradições, a fé vai prevalecer." 

A montagem e decoração dos anjos nas janelas, de frente para o casario colonial e a Igreja São Francisco, ficou a cargo de Adriano Júnior, da Secretaria Municipal de Cultura, e Elouise Marcelino, da Secretaria Municipal de Turismo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)