Jornal Estado de Minas

CAOS

Hospital de Divinópolis aluga container refrigerado para armazenar corpos

A situação crítica do sistema de saúde também atinge a rede privada de Divinópolis, região Centro-Oeste de Minas Gerais. Operando com 100% de ocupação dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para COVID-19, o Hospital Santa Mônica adotou medidas de contingenciamento.



Um container refrigerado foi alugado para o armazenamento de corpos.

 

A chegada do container gerou pânico nas redes sociais. "Para quem acha que é brincadeira, chegou um caminhão frigorífico no hospital Santa Mônica (...) Para quem está fazendo aglomeração, fica a dica", disse um homem ao filmar o container. 

 

Em nota, o hospital diz que “está totalmente comprometido com a população local no enfrentamento da COVID-19” e que a locação é uma prática para manter o bom atendimento.

 

E destacou a capacidade máxima atingida em hospitais em todo o país.

“No caso do Hospital Santa Mônica, ainda não estamos nessa estatística negativa, mas o grupo adota todas as formas de contingências possíveis para execução das suas boas práticas em todas as fases de atendimento, incluindo a referida locação de container refrigerado”, diz a nota.





 

Atendimentos regulados

Para manter a assistência, a unidade, que não atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS), também está regulando os atendimentos, "dentro das melhores práticas e protocolos, obviamente limitados à capacidade que o hospital tem (recursos humanos, corpo médico e técnico, medicamentos e materiais, gases medicinais dentre outros)”.

 

Com isso, os leitos de internação e/ou UTI serão priorizados para casos graves da doença e demais casos de urgência/emergência inadiáveis.

De acordo com o hospital, isso está sendo feito para “não prestar prioridade para um paciente que pode adiar o atendimento médico presencial para outro momento em que haja maior controle, até para a própria segurança do mesmo”.

 

Limitados à capacidade da unidade, todos os pacientes, sejam eles beneficiários do plano de saúde próprio, de outras operadoras e mesmo particulares estão sendo atendidos no Pronto Atendimento. Caso tenha limitações nos convênios, as operadoras e demais prestadores de serviços serão informadas.





 

 

Ocupação máxima

Todos os 21 leitos de UTI estavam ocupados no Santa Mônica até o início da tarde desta sexta-feira (26/3). Na enfermaria, 14 das 23 vagas estão com pacientes. 

 

*Amanda Quintiliano especial para o EM 

 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.



Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?

Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

Em casos graves, as vítimas apresentam:

Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.



Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 

audima