(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Estoque baixo em Barão de Cocais faz prefeito buscar oxigênio em Ipatinga

Caminhão vai trazer 64 litros de oxigênio hospitalar e chegará ainda na noite desta terça-feira (16/3)


16/03/2021 17:58 - atualizado 16/03/2021 20:11

O pátio da fornecedora White Martins fica em Ipatinga e o prefeito de Barão de Cocais enviou um caminhão para buscar os cilindros de oxigênio hospitalar. (foto: Sandro Pereira/Fotoarena/Estadão Conteúdo)
O pátio da fornecedora White Martins fica em Ipatinga e o prefeito de Barão de Cocais enviou um caminhão para buscar os cilindros de oxigênio hospitalar. (foto: Sandro Pereira/Fotoarena/Estadão Conteúdo)
O prefeito de Barão de Cocais, Décio dos Santos, em caráter emergencial, mandou um caminhão buscar no pátio da empresa White Martins, em Ipatinga, 64 cilindros de oxigênio hospitalar. O Hospital Municipal Waldemar das Dores, único em Barão de Cocais, começou a ficar com o estoque muito baixo para atender os vinte pacientes internados na ala de tratamento da COVID-19 e corria-se o risco de ficar sem oxigênio.
 
A previsão é que o caminhão chegue ainda na noite desta terça-feira (16/3) com 64 litros de oxigênio. Segundo o prefeito, o intuito foi de agilizar o processo de recebimento dos cilindros, o medo era o oxigênio esgotar. 
 
Um paciente com a chamada máscara de venturi, utiliza até 15 litros de oxigênio por minuto. Em casos mais graves de falta de ar, há a máscara com reservatório de oxigênio, usada sobretudo em UTIs. Ela conta com uma espécie de reservatório e permite fornecer até 15 litros de oxigênio por minuto, mas em maior concentração. Se o quadro piora na UTI, médicos usam a cânula nasal de alto fluxo, que fornece até 60 litros de oxigênio por minuto. 
 
“Se não tiver oxigênio não adianta. Itabira já não tem condições de receber pacientes graves,  então nós estamos entubando aqui mesmo. Nós temos estrutura para deixá-los entubados aqui mesmo. Nós temos oito respiradores, temos médicos capacitados. Se não fizéssemos nada correríamos o risco de ficar sem oxigênio hoje”, pontua Décio.
 
Atualmente, o Hospital Municipal de Barão de Cocais tem 20 pessoas internadas, três pacientes estão entubados. Oito pessoas já estão hospitalizadas em outros municípios. Cidade referência em saúde para a microrregião, Itabira  já não tem condições de fornecer vagas para o atendimentos dos casos graves da COVID-19. Itabira está, nesta terça-feira (16/3), com 100% de ocupação nos leitos de UTI e 85% de ocupação dos leitos de enfermaria. 
 
Segundo o boletim epidemiológico divulgado pela secretaria municipal de Saúde, Barão de Cocais acumula 2.137 casos confirmados e 20 mortes pela doença. 
 
“É importante que a população acredite que estamos vivendo um momento muito difícil. Parece que as pessoas ainda não começaram a acordar para isso. Hoje, praticamente todo mundo conhece uma pessoa que morreu de COVID. A população tem que ajudar. Eu sei que não é fácil, ainda mais para o pequeno comerciante. Eu tenho certeza que a economia é algo tão forte que se recupera, mas vida não tem jeito”, ressalta o prefeito de Barão de Cocais.
 

Salão paroquial está sendo usado para atender casos leves da COVID-19

Com o objetivo de reduzir a sobrecarga no único hospital da cidade, a prefeitura de Barão de Cocais implantou no salão paroquial, ao lado do Santuário São João Batista, o Ponto de Referência em Sintomas Leves (PresCov). O local está funcionando desde a segunda-feira (15/3).
 
O PresCov funciona de segunda a sexta, das 8h30 às 17h, ampliando os atendimentos para os pacientes que apresentam sintomas leves de síndrome gripal e COVID-19 como febre, tosse seca e cansaço. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)