(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas ESPERA IMPROVISADA

Barão de Cocais e Santa Bárbara improvisam leitos dentro de hospitais

Com 100% de ocupação dos leitos para COVID-19, Barão de Cocais e Santa Bárbara precisam improvisar camas nos hospitais para conseguir receber mais pacientes


15/03/2021 16:19 - atualizado 15/03/2021 18:10

A Santa Casa de Santa Bárbara está utilizando um auditório para acomodar novos leitos para o atendimento da COVID-19 (foto: Diário Santa Bárbara/Divulgação)
A Santa Casa de Santa Bárbara está utilizando um auditório para acomodar novos leitos para o atendimento da COVID-19 (foto: Diário Santa Bárbara/Divulgação)
As cidades de Barão de Cocais e Santa Bárbara estão com o serviço de saúde saturado e dependendo de vagas em cidades mais distantes para acolhimento a pacientes graves. Para que ninguém volte para casa sem assistência, leitos estão sendo improvisados até em auditório de hospital.
 
É o caso da Santa Casa de Santa Bárbara, que tem se desdobrado para acomodar os pacientes de leitos clínicos. Atualmente, há 16 pessoas internadas e duas à espera de vaga na enfermaria.

Para dar conta da demanda, camas estão sendo improvisadas em um auditório do hospital. Não há distinção entre ala de convênio e ala pública. 

Segundo a direção da instituição, há 10 leitos destinados para o tratamento da COVID-19 atualmente, e o hospital conta com quatro respiradores.

Uma parceria com a prefeitura proporcionou o aumento de mais cinco leitos, que estarão disponíveis a partir desta segunda-feira (15/3).  
 
Na sexta-feira (12/3), diante do colapso, um paciente de Santa Bárbara que precisava de vaga em Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) conseguiu ser transferido para Diamantina, por meio da Central de Regulação de Leitos da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).

Essa central realiza a remoção hospitalar de pacientes conforme a disponibilidade de leitos nas macro e microrregiões do estado.

Em Barão de Cocais a situação é a mesma. A cidade está com 100% de ocupação nas 12 vagas do Hospital Municipal Waldemar das Dores, único do município. 

Pacientes graves esperam vagas pela central do estado. 
 
Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura, todos os pacientes são atendidos, sendo liberados para casa somente aqueles com sintomas leves e que não necessitam de hospitalização.

Mesmo com a sobrecarga dos leitos, todos os pacientes são mantidos no Hospital Municipal, aguardando transferência. 
 
Dez novos leitos de suporte respiratório para tratamento do novo coronavírus estão previstos para ampliação do Hospital Waldemar das Dores, mas a prefeitura não informou a previsão para início de funcionamento. 

Colapso em Itabira


Barão de Cocais e Santa Bárbara pertencem à microrregião de saúde de Itabira – que conta com 13 municípios para a oferta de hospitais de média e alta complexidade. No momento, não há mais vagas em UTI em nenhum deles. 

Itabira tem 47 hospitalizados, sendo 26 em UTI. Três pacientes já foram internados em outros municípios.

Da rede SUS e convênio, 100% dos leitos de UTI estão ocupados e 85% da enfermaria sendo usados.  



receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)