(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas VEJA VÍDEO

Fotógrafo do Estado de Minas é agredido e hostilizado por bolsonaristas

Ataque ocorreu esta manhã (15/3), quando o repórter-fotográfico cobria protesto de bolsonaristas contra o STF, Kalil e medidas de restrição para conter pandemia


15/03/2021 16:23 - atualizado 24/08/2022 19:15

Homem agride fotógrafo do Estado de Minas com um capacete
Fotógrafo do Estado de Minas foi hostilizado, agredido com um capacete e levou também pontapés (foto: EM/D.A.Press)
Um protesto realizado nesta segunda-feira (15/3) em Belo Horizonte culminou em censura ao trabalho da imprensa, com direito a ataques violentos contra um repórter-fotográfico do Estado de Minas



O evento em questão é uma carreata em favor do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que partiu da Avenida das Agulhas Negras, no Bairro Mangabeiras, rumo ao Centro da cidade – as agressões ocorreram em frente ao 12º Batalhão de Infantaria, no Barro Preto.

A pauta do movimento inclui críticas ao Supremo Tribunal Federal (STF), ao prefeito Alexandre Kalil (PSD) e às medidas sanitárias de restrição adotadas na capital mineira desde o início de março para conter a pandemia de COVID-19. 

As agressões sofridas pelo repórter-fotógrafico constam em Boletim de Ocorrência registrado na Delegacia Adjunta ao Juizado Especial Criminal (Deajec), no Bairro Gameleira, Região Oeste da capital. A violência também foi registrada em fotos e vídeos.

Nas imagens, o profissional – que não será identificado por motivos de segurança –, aparece sendo empurrado e ofendido pelos manifestantes em frente ao 12º BI, quartel do Exército. O grupo tenta impedir que o jornalista filme e fotografe o ato, sob alegação de que ele é “comunista”. 

Bolsonaristas hostilizam profissional do Estado de Minas
O jornalista fez um Boletim de Ocorrência na Delegacia Adjunta ao Juizado Especial Criminal (foto: EM/D.A.Press)
O fotógrafo então mostra seu crachá e tenta explicar que foi ao local para cobrir a manifestação, sem sucesso. A partir daí, os ataques tornam-se mais violentos. Um homem vai em direção ao repórter e o acerta com um capacete

“Também levei pontapés na perna esquerda e golpes com um cabo de uma bandeira próximo ao rosto. Tudo isso sem motivo algum. Fui à manifestação simplesmente para fazer o meu trabalho, que é reportar. A primeira coisa que fiz foi me identificar como trabalhador da imprensa, mas o clima de histeria no protesto era tal, que as pessoas começaram a dizer que meu crachá era falso e partiram para cima de mim”, conta o profissional.  

Sobre o episódio, o Estado de Minas divulgou a seguinte nota oficial: 

"O Estado de Minas condena veementemente toda e qualquer tipo de agressão e hostilidade aos seus profissionais e ressalta que o livre exercício do trabalho da imprensa é fundamental em uma nação democrática."


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)