(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas COVID-19

Prefeituras colocam carros de som nas ruas para reforçar o "fique em casa"

Medida alternativa é adotada no Norte de Minas para orientar sobre as regras restritivas para impedir o avanço da pandemia


10/03/2021 17:19 - atualizado 10/03/2021 19:39

Carro de som orienta moradores de Mirabela sobre medidas preventivas contra o coronavírus(foto: Andrea Froes/divulgação)
Carro de som orienta moradores de Mirabela sobre medidas preventivas contra o coronavírus (foto: Andrea Froes/divulgação)
Para pedir que os moradores evitem sair de suas casas, as prefeituras do Norte de Minas apelaram para os velhos carros de som nas ruas. Desde domingo (7/03) a região foi incluída na Onda Roxa, a fase mais restritiva do Plano Minas Consciente, do governo do estado.

Ao recorrem ao serviço de carro de som, as prefeituras da região retomam a mesma estratégia utilizada durante a chegada da pandemia ao Brasil, em março de 2020. Entre as restrições da Onda Roxa, que abrange os 86 municípios do Norte de Minas, está o toque de recolher entre 20h e 5h. Fora desse horário, as pessoas podem circular nas vias públicas, mas somente para atividades essenciais.
 
A “comunicação volante” é usada em Mirabela, de 13, 6 mil habitantes. Também é adotada em cidades menores como Glaucilândia, de  3,16  mil habitantes. Os dois municípios tem apenas unidades da atenção básica e encaminham pacientes para internação em Montes Claros, cidade-polo da região, distante 80 quilômetros de Mirabela e a 25 quilômetros de Glaucilândia.

“Atenção população de Mirabela: os hospitais de Montes Claros estão superlotados, com restrição de atendimento para a COVID-19. Precisamos fazer a nossa parte impedir que a doença avance. Sua conscientização  é fundamental. Faça sua parte para não ter que fazer escolhas”, diz a voz do locutor.

Ainda pelo carro de som, é feito o pedido aos moradores para que “evitem sair de casa para atividades não essenciais” e que para adotar medidas preventivas contra a transmissão do vírus, como o "distanciamento, a higienização das mãos e o uso de máscaras”.



“Usamos o carro de som nas ruas para levar a informação onde não tem internet para que todos tenham acesso às diretrizes do que pode e não pode com a onda roxa. Queremos incentivar a conscientização da população sobre as medidas de combate e prevenção à COVID-19”, afirma o prefeito de Mirabela, Luciano Rabelo (Avante).

Ele informa que a prefeitura colocou dois carros de som, “percorrendo os quatro cantos do município, para orientarem os moradores a respeitarem as medidas de isolamento social". A divulgação também é feita em comunidades rurais de Mirabela. “A cada dia um veiculo vai a uma localidade, de manhã, de tarde e de noite. À noite, ainda temos a ronda com a parceria da Polícia Militar, informando sobre as medidas de restrição quanto à proibição de circulação de pessoas e veículos nas ruas”, destacas Rabelo.

De acordo com os últimos dados da Secretaria  Municipal de Saúde de Mirabela, já foram registrados na cidade 245 casos da COVID-19 e quatro mortes  provocadas pela doença.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)