(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SUPERAÇÃO

Idoso de 102 anos, morador de asilo que teve surto, se recupera da COVID-19

Joaquim Braz da Silva chegou a ficar 15 dias internado na Santa Casa de Passos; asilo sofreu surto da doença um dia antes da vacinação


12/02/2021 20:39 - atualizado 12/02/2021 21:07

Idoso de 102 anos vence pneumonia e COVID-19(foto: Reprodução Internet)
Idoso de 102 anos vence pneumonia e COVID-19 (foto: Reprodução Internet)
Um idoso de 102 anos morador do Lar do Idoso Frederico Ozanam, em Carmo do Rio Claro, no Sul de Minas, se recuperou da COVID-19. Ele chegou ficar 15 dias internado na Santa Casa de Passos. O asilo teve surto da doença um dia antes do processo de imunização na cidade.

 

De acordo com o médico Thales Antônio Vaz Inácio, antes de contrair o novo coronavírus, ‘seu’ Joaquim teve um quadro de pneumonia chegou a ficar internado e conseguiu superar a doença.

 

“Primeiro ele teve um quadro de pneumonia, não era COVID-19 e ficou internado. Ficamos preocupados por causa da idade. Ele conseguiu sair do hospital e quando ele estava se recuperando no lar dos idosos, a tosse dele aumentou. Fizemos o teste e deu positivo. Colocamos ele em isolamento na instituição, mas teve uma piora no quadro e precisou ser internado novamente”, explica médico.

 

'Seu' Joaquim deve ser vacinado contra a COVID-19 nos próximos dias(foto: Reprodução Internet)
'Seu' Joaquim deve ser vacinado contra a COVID-19 nos próximos dias (foto: Reprodução Internet)
O idoso reagiu bem ao tratamento e conseguiu mais uma superação. “Ele é um exemplo de superação, de resiliência, uma lição de vida e de esperança. Ele se estabilizou, retornou para a instituição e cumpriu o quadro de isolamento”, comemora médico.

 

O médico, que participou do tratamento de ‘seu’ Joaquim, informou que ele está bem e deve ser vacinado contra o novo coronavírus nos próximos 30 dias. “Acabei de vê-lo. Ele estava sentadinho, conversando com os colegas, comendo um arroz doce e cantando umas cantigas da época dele. É com muita alegria que a gente viu o quanto que não podemos nos limitar e perder a fé e junto com um trabalho em equipe bem feito é possível vencer”, ressalta.

 

Surto da doença

 

O Lar do Idoso Frederico Ozanam sofreu surto da doença antes do processo de imunização em Carmo do Rio Claro. “Infelizmente, são 50 moradores do lar, e 30 contraíram a COVID-19. Nós perdemos quatro idosos e 18, incluindo 'seu' Joaquim, estão curados. Temos outros em isolamento e internados, mas estamos com fé na recuperação”, diz.

 

Carmo do Rio Claro tem 376 casos do novo coronavírus, sendo 13 mortes em decorrência da doença. Nessa quinta-feira (11/2), o município recebeu 160 novas doses de vacinas contra a COVID-19.

 

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, 122 doses serão destinadas aos idosos a partir dos 90 anos de idade, e 38 doses para os profissionais de saúde, que ainda estão sendo imunizados.

 

“É importante a compreensão e participação de todos no combate à proliferação do vírus, evitando aglomerações, usando máscara e higienizando as mãos sempre que necessário”, informa prefeitura.

 

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)