Publicidade

Estado de Minas APOIO

Defesa Civil de MG conclui treinamento para usar tenda doada pelos EUA

Foram 17 pessoas capacitadas para montar e utilizar toda a estrutura, que é feita de lona com componente antichamas


12/02/2021 17:17 - atualizado 12/02/2021 18:55

Tenda americana chega em Minas Gerais e pode ser usada em múltiplas situações de urgência e emergência(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Tenda americana chega em Minas Gerais e pode ser usada em múltiplas situações de urgência e emergência (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Uma estrutura móvel para enfrentamento de calamidades, doada pelos Estados Unidos ao governo de Minas, terminou de ser montada nesta sexta-feira (12/02). Duas equipes da Defesa Civil estadual receberam três dias de treinamento e estão capacitadas para montar e usar toda a tenda.
 
Ao todo, 17 pessoas participaram da capacitação, que foi dada por dois instrutores da empresa fabricante da estrutura. Segundo a tenente-coronel Gracielle Rodrigues, coordenadora adjunta estadual de Defesa Civil, a estrutura é espetacular e ‘tem tudo’. São 40 leitos, um gerador de energia, cinco ventiladores de ar e distribuidores de água.
 
Equipes da Defesa Civil Estadual receberam três dias de treinamento para montar e usar a estrutura(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
Equipes da Defesa Civil Estadual receberam três dias de treinamento para montar e usar a estrutura (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
 
 
“Estrutura espetacular. Tem ventilação feita por um sistema de ar condicionado, que mantem a temperatura bem agradável no ambiente e o gerador consegue manter a estrutura por três dias, funcionando com 100% da capacidade. Tem iluminação, água quente, leitos”, completa.
 
O recebimento da estrutura só foi possível por causa da interlocução da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais com o consulado americano. A tenda tem quatro módulos, que podem ser montados todos de uma vez ou separados. 
 
São 40 leitos, gerador de energia, cinco ventiladores de ar e distribuidores de água(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
São 40 leitos, gerador de energia, cinco ventiladores de ar e distribuidores de água (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press)
 
 
“Ela serve tanto para atender urgências e emergências, como fazer um posto de triagem, durante uma calamidade. Pode ser montada em qualquer ambiente, por ser bem resistente, feita de uma lona com componentes que antichamas, além de aguantar chuva ou sol quente”, diz Gracielle.
 
Para montar tudo, são necessárias cerca de três a quatro horas. A tenda pode ser usada em múltiplas situações, desde que seja identificada a necessidade, em qualquer município de Minas Gerais. 

A conclusão do treinamento contou ainda com a presença da embaixada americana, representada pela cônsul dos EUA em Belo Horizonte, Katherine Ordoñezo, o sub-secretario de promoção de investimentos e cadeias produtivas da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, Juliano Alves Pinto. 
 
*Estagiária sob supervisão do subeditor João Renato Faria


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade