(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas DRIVE THRU

COVID-19: idosos acima de 90 começam a ser imunizados em Sabará

No centro histórico de Sabará a vacinação dos idosos acima de 90 anos está ocorrendo no sistema drive thru. Ao todo, 534 doses foram destinadas a esse público


12/02/2021 11:58 - atualizado 12/02/2021 13:21

Basta apresentar documento de identificação para comprovar a idade e a vacina é aplicada sem o idoso ter que sair do carro. (foto: Prefeitura Sabará/Divulgação)
Basta apresentar documento de identificação para comprovar a idade e a vacina é aplicada sem o idoso ter que sair do carro. (foto: Prefeitura Sabará/Divulgação)
Idosos acima de 90 anos começaram a ser imunizados contra a COVID-19 em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A aplicação das doses começaram na manhã desta sexta-feira (12/2) em sistema drive thru, no Centro Administrativo Hélio Geraldo de Aquino (Antigo Largo do Marques), no Centro Histórico.
 
Basta apresentar comprovante de endereço e documento de identificação pessoal para comprovação da idade e a vacina é liberada. Sabará recebeu, no último lote, 850 unidades da CoronaVac, dessas, 534 doses foram destinadas aos idosos. O município conta com cerca de 450 pessoas acima de 90 anos. Segundo a assessoria de comunicação, o restante das doses ficará para a próxima fase da vacinação que atenderá outros grupos.   
 
Dona Augusta Chaves, de cem anos, foi uma das que receberam a vacina nesta sexta-feira (12/2), pela manhã. Lúcida e com uma memória excelente, fez questão de pontuar sua idade. "Estou com cem anos. Nasci em 1920, dia 2 de novembro. Estou feliz que vou vacinar com cem anos".  


 
Na próxima semana a imunização será nas demais regionais de saúde como General Carneiro, Fátima, Alvorada, Ravena e Borba Gato. As datas e horários para o início da vacinação nestes locais ainda não foram divulgadas.

Polêmica em academias 


A prioridade dada por Sabará à vacinação contra a COVID-19 de um grupo de trabalhadores em saúde que inclui os profissionais de Educação Física em academias de ginástica e trabalhadores de farmácias, gerou polêmica no município. Em grupos de Whatssap e nas redes sociais circularam fotos e questionamentos sobre a legalidade da vacinação nestes locais.
 
A assessoria de comunicação afirmou que todos os funcionários de farmácias do município foram vacinados com a primeira dose e que os profissionais da Saúde que atuam nos hospitais já receberam a segunda dose em sua totalidade, permitindo, assim, a extensão às demais categorias da Saúde. 
 
Para efeitos de vacinação contra o novo coronavírus, são considerados profissionais de saúde, além de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas, uma lista extensa de atividades.
 
Segundo o Plano Nacional de Operacionalização da Vacina, pode agendar a vacinação trabalhador em serviço público ou privado da área de nutrição, biologia, biomedicina, terapia ocupacional, farmácia, odontologia, fonoaudiologia, psicologia, assistência social, veterinária e ainda cuidadores de idosos e funcionários de serviços funerários. Pessoas que atuam em áreas de apoio, como limpeza, recepção e auxiliares, também estão relacionadas. Cabe, ao município, organizar e determinar a fila de prioridades a serem contempladas. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)