(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas IMUNIZAÇÃO

COVID-19: Leste de Minas Gerais recebeu mais 10.800 doses da vacina

As doses chegaram nesta quarta-feira (10/2) em Governador Valadares. Das 10.800 doses, 5.400 ficaram retidas na rede de frios da DRS para a segunda dose


10/02/2021 18:28 - atualizado 10/02/2021 19:37

Rômulo Batista Gusmão e Regilene Abrantes, da Diretoria Regional de Saúde, explicaram como será a logística de distribuição da terceira remessa de vacinas contra a COVID-19 no leste(foto: Tim Filho)
Rômulo Batista Gusmão e Regilene Abrantes, da Diretoria Regional de Saúde, explicaram como será a logística de distribuição da terceira remessa de vacinas contra a COVID-19 no leste (foto: Tim Filho)
A macrorregião de saúde do Leste de Minas, composta por 51 municípios, recebeu hoje a terceira remessa da vacina contra a COVID-19. Nesta remessa, foram encaminhadas 10.800 doses da vacina, em frascos multidoses.

Das 10.800 doses, a Diretoria Regional de Saúde (DRS) reteve 5.400 doses em sua rede de frios, que serão destinadas à segunda dose desta terceira remessa. Os municípios poderão retirar a outra metade como primeira dose.

Governador Valadares, o maior município da macrorregião, foi o único a retirar a sua parte nesta quarta-feira (10/02). Valadares tem direito a 1.924 doses. Os demais municípios vão retirar por etapas, até o dia 18. 

Rômulo Batista Gusmão, superintendente regional de saúde, disse que a DRS recebeu alerta da Secretaria de Estado do Meio Ambiente sobre a possibilidade de chuvas no Leste de Minas neste fim de semana, fato que pode comprometer a logística de distribuição para as cidades menores e de difícil acesso. Por isso foi criado o sistema de etapas.

Do total de 10.800 doses recebidas hoje, 6% são direcionados aos profissionais de saúde que atuam na linha de frente do combate à COVID-19. Os outros 94% são para vacinar os idosos acima de 90 anos de idade.

Vacinação continua


A DRS informou que os municípios têm autonomia para desenvolver suas campanhas de vacinação e todos têm informado à Secretaria de Estado de Saúde o andamento dessas campanhas. Os municípios menores, segundo a DRS, possuem um contato muito próximo com os usuários da rede SUS e isso facilita o controle dos vacinados e da vacinação.

Em Governador Valadares, cidade que possui maior número de usuários do SUS, com atendimento nas várias UBS, a busca pelo controle mais eficaz foi iniciada hoje com a disponibilização do formulário para o Cadastro de Saúde, lançado hoje no site da Prefeitura.

A iniciativa das secretarias municipais de Saúde e Desenvolvimento tem como objetivo mapear a população para melhorar as políticas públicas de saúde. Com isso, as pessoas que ainda não fazem uso do Sistema Único de Saúde (SUS) serão inseridas no sistema e passarão a ter acesso aos serviços públicos oferecidos.

O cadastramento é rápido e online. Basta a pessoa acessar o site da prefeitura, clicar na aba Cadastro de Saúde e preencher as informações solicitadas no formulário. Caso a pessoa não tenha habilidade ou acesso à internet, o cadastramento poderá ser feito na unidade de saúde mais próxima de casa. 

O cadastro vai otimizar o processo de vacinação contra a COVID-19, pois com essas informações o Setor de Imunização terá ciência de quantas pessoas têm em cada grupo.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)