(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Vacina contra COVID-19

Cidades do Triângulo e Alto Paranaíba iniciaram aplicação da 2ª dose

Uberlândia, Araguari, Ituiutaba e Patos de Minas priorizam a segunda dose da CoronaVac a grupos de idosos e profissionais da saúde


10/02/2021 10:21 - atualizado 10/02/2021 12:41

Aplicação em Uberlândia segue no UTC para profissionais da saúde(foto: Cleiton Borges/Secom/PMU)
Aplicação em Uberlândia segue no UTC para profissionais da saúde (foto: Cleiton Borges/Secom/PMU)
Nas quatro principais cidades do Norte do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba a vacinação contra a COVID-19 segue em vigor com a aplicação da segunda dose para os principais grupos prioritários, de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde. Nesta terça-feira (9/2), três Superintendências Regionais de Saúde (SRS) das duas regiões receberam 24,2 mil doses de imunizantes enviadas pelo Governo de Minas Gerais.

Uberlândia, a maior cidade do interior, informou que “a imunização contra a Covid-19 encontra-se na fase de aplicação da segunda dose da vacina para profissionais da saúde que atuam na linha de frente de enfrentamento da doença, idosos acamados e idosos e profissionais que estão em Instituições de Longa Permanência (Ilpis)”.

A vacinação está sendo realizada de forma gradativa, de acordo com os grupos prioritários, ordem do cadastro e a quantidade de doses liberadas para a cidade.

Em Araguari, a secretaria municipal de Saúde iniciou a aplicação da segunda dose da vacinação contra a COVID-19 para profissionais de saúde seguindo o agendamento para imunização desses profissionais.

“Este segundo lote de vacinas recebidas conta com 2.611 doses. Destas 1.100 são destinadas à segunda dose (D2), dos profissionais de saúde devidamente credenciados e que já receberam a primeira dose. A secretaria de Saúde informa ainda que as outras 1.511 doses restantes serão destinadas aos profissionais de saúde credenciados que ainda não receberam a vacina para contemplação de forma prioritária e gradativa”.

No Pontal, Ituiutaba iniciou no dia 4 deste mês a aplicação das segundas doses aos primeiros profissionais de saúde da linha de frente. Contudo, parte daquele grupo iniciou nesta quarta-feira (10/2), o recebimento da primeira dose de imunizantes contra a COVID-19.

A novidade é que neste mesmo dia, idosos de 90 anos de idade ou mais passaram a ser vacinados. “Uma Equipe Volante continuará percorrendo os endereços dos idosos acamados, também de 90 anos de idade ou mais, para realizarem a aplicação das primeiras doses em domicílio”, afirmou nota emitida pelo município.

Alto Paranaíba

Na maior cidade do Alto Paranaíba, Patos de Minas, a última atualização é de que até a última segunda (8/2), 5,4 mil pessoas já haviam recebido pelo menos uma dose da vacina contra a Covid-19, além de alguns que já estão completamente imunizados.

“Esse número compreende 159 idosos residentes em instituições de longa permanência (sendo que todos já receberam a segunda dose) e 5.241 trabalhadores dos serviços de saúde (dos quais 1.800 receberam a dose complementar)”, publicou a Prefeitura, que ainda explicou que a partir da segunda remessa recebida pelo município, foi inciada aplicação aos demais trabalhadores da saúde, “seguindo a lista de cadastros realizados na plataforma digital oferecida pela Prefeitura”.

Novas doses

Nesta terça (9/2), a SRS de Uberlândia recebeu do Governo estadual 14,2 mil unidades de vacinas a serem distribuídas a 18 Municípios do Triângulo Norte. Ao mesmo tempo a superintendência de Ituiutaba recebeu 3,4 mil doses, que deverá distribui-las para nove prefeituras. Para a SRS Patos de Minas, o Estado enviou 6,6 mil unidades de imunizantes, que serão divididos entre 21 cidades. As divisões levam em consideração a população de cada município.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)