(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas CLIMA

Temporada de chuvas: Ouro Preto tem 113 áreas de risco geológico

De acordo com a Defesa Civil, Bairro Taquaral é a região com maior risco; chuvas dos últimos dias causaram deslizamentos e queda de poste


08/02/2021 16:11 - atualizado 08/02/2021 17:11

Agentes isolaram a Avenida Farmacêutico Duilio Passos, onde um poste caiu durante as chuvas desse domingo(foto: divulgação/Defesa Civil)
Agentes isolaram a Avenida Farmacêutico Duilio Passos, onde um poste caiu durante as chuvas desse domingo (foto: divulgação/Defesa Civil)
Ouro Preto, na Região Central de Minas, tem 113 áreas de risco, o que coloca o município em estado de alerta, com probabilidade de risco geológico, segundo informou a Defesa Civil, nesta segunda-feira (08/02). Nos últimos cinco dias, a cidade registrou um grande volume de chuva, chegando ao acumulado de 100,48mm.
 
O Bairro Taquaral é a região que concentra a maior parte das áreas de risco de deslizamento na cidade. Nesse domingo (07/02), a Avenida Farmacêutico Duilio Passos, principal via que liga o Centro de Ouro Preto à vizinha Mariana, teve um deslizamento de terra com queda de um poste de iluminação pública. 
 
Agentes do Departamento Municipal de Trânsito de Ouro Preto (Ourotran), da Defesa Civil, Polícia Militar e Guarda Municipal isolaram a avenida e uma rua paralela. Após ser acionada, a Cemig chegou ao local por volta das 21h e retirou a fiação. Logo após, meia pista da avenida foi liberada. Na manhã desta segunda-feira (08/02), o poste foi retirado e as duas pistas ficaram liberadas.
 
Segundo o coordenador da Guarda Civil de Ouro Preto, Neri Moutinho, a situação de risco no Bairro Taquaral é antiga. Desde de 2013 são feitas remoções de famílias de forma preventiva  a fim de resguardar a integridade física delas, mas outras famílias acabam ocupando as construções irregulares.
 
Atualmente, 46 construções estão em risco de desabamento no Taquaral e pode afetar cerca de 200 pessoas. 
 
“No acidente de ontem não houve vítimas. Antes do deslizamento, houve uma escavação próximo ao local  e nós ainda vamos averiguar se essa ação é irregular e responsável pelo deslizamento até a avenida.”
 
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) até as 12h desta terça-feira (09/02) a previsão de chuva em Ouro Preto é superior a 60 mm/h ou maior que 100mm por dia. A cidade está na zona vermelha de alerta para temporais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)