(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas GRANDE BH

Receita faz operação contra sonegação na venda de álcool em gel em Minas

Servidores e policiais civis cumpriram mandados judiciais em duas empresas de Nova Lima e Betim. Prejuízo estimado é de R$ 17 milhões aos cofres públicos


03/02/2021 12:13

Mandados foram cumpridos na manhã desta quarta-feira(foto: Receita Estadual de Minas Gerais/Divulgação)
Mandados foram cumpridos na manhã desta quarta-feira (foto: Receita Estadual de Minas Gerais/Divulgação)
 
Duas empresas de Betim e Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, são alvos de investigação pela Receita Estadual de Minas Gerais. Segundo o órgão, elas são suspeitas de sonegação fiscal na venda de produtos de limpeza, em especial o álcool em gel, muito usado durante a pandemia da COVID-19. Nesta quarta-feira, foi desencadeada a chamada Operação Limpeza Pesada, para cumprimento de mandados de busca e apreensão nos locais. Vinte servidores da receita e quatro policiais civis atuam na ação. 

A Receita começou a apurar o caso após denúncias de concorrência desleal feita por outras empresas do mesmo setor. Os primeiros levantamentos apontam que a fraude pode ter causado um prejuízo de R$ 17 milhões aos cofres do governo de Minas nos últimos quatro anos. 

“As apurações indicam que, para burlar o fisco, as empresas, que também são fabricantes, subfaturavam as mercadorias em operações de compra e venda realizadas entre si, emitindo documentos fiscais com valores bem menores em relação aos reais. Dessa forma, a maior parte do ICMS incidente nas operações não era recolhido”, explica a Receita Estadual. “Outra técnica de sonegação fiscal utilizada pelas empresas investigadas é a venda de mercadorias sem emissão de notas, situação em que não há qualquer recolhimento de imposto”, diz o órgão. 

A equipe também apurou que as empresas usam a figura do “sócio oculto”, para esconder quem é o verdadeiro proprietário. Os quadros societários são preenchidos por “laranjas”, segundo a Receita. Dessa forma, os empreendimentos dificultam a cobrança dos débitos tributários pelo estado. 

O delegado fiscal Gilmar Barbosa, um dos coordenadores da operação, diz que os documentos e arquivos digitais apreendidos podem levar a Receita a descobrir valores ainda maiores e cobrar dos infratores os impostos e multas devidos. Também não está descartado o acionamento do Ministério Público para encaminhamento de uma representação para denúncia por sonegação fiscal. 

De acordo com Gilmar Barbosa, a partir de documentos e arquivos digitais apreendidos, a Receita Estadual poderá chegar a valores ainda maiores devi-dos pelas empresas em créditos tributários e irá cobrar dos infratores o imposto e as multas devidos. Além disso, pode ser enviada ao Ministério Público uma representação para denúncia criminal por sonegação fiscal.

"Chama atenção da Receita Estadual o fato de as investigadas atuarem no segmento de materiais de limpeza, tendo como carro-chefe o álcool em gel. Temos indícios de que elas se aproveitaram da pandemia da COVID-19 para multiplicar os seus faturamentos em 2020, graças a vultosas sonegações tributárias, prejudicando os seus concorrentes, que não conseguem combater os baixos preços praticados às custas do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) não recolhido", enfatizou o delegado, segundo a Receita. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)