(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

UFMG: Quase metade dos internados com COVID-19 em UTIs morre, revela estudo

Pesquisa teve como intuito criar uma calculadora que auxilia profissionais de saúde na escolha do melhor tratamento para pacientes internados com a doença


02/02/2021 16:48

Para o estudo, foram analisados 5032 pacientes de 36 hospitais em 17 municípios do Brasil (foto: Gil Leonardi/Imprensa MG)
Para o estudo, foram analisados 5032 pacientes de 36 hospitais em 17 municípios do Brasil (foto: Gil Leonardi/Imprensa MG)
 
Uma pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) apontou que 47,6% dos pacientes internados com COVID-19 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) no Brasil morrem. O estudo teve como intuito criar uma espécie de calculadora, disponível gratuitamente, para ajudar médicos e profissionais de saúde a tomar decisões para diminuir o índice de mortalidade em casos graves da doença.
 
A pesquisa mostrou, ainda, que somente 40% dos pacientes que precisaram do respirador sobreviveram. A taxa de mortalidade é bem maior do que a mundial, em que 45% morrem (contra 60% no Brasil).

Além disso, 87,9% dos pacientes receberam antibióticos, em muitos casos mesmo sem ter quadros de infecções causadas por bactérias e fungos. A pesquisa aponta que isso ocorre pela falta de alternativas para tratamentos para a COVID-19, porém a preocupação dos pesquisadores é quanto a possibilidade dessa prática criar uma alta resistência aos antibióticos no futuro.

Para calcular os índices, os pesquisadores levam em conta fatores como idade, comorbidade e frequência cardíaca. Dessa forma, os médicos podem decidir precocemente qual o melhor tratamento a ser adotado para aquele paciente.

Para o estudo, foram analisados 5032 pacientes de 36 hospitais em 17 municípios do Brasil.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)