(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LESTE DE MINAS

Fundação São Francisco Xavier investe em salas híbridas na volta às aulas

Investimento em tecnologia foi de R$ 1,5 milhão. Aulas serão transmitidas ao vivo para os alunos que ficarem em casa. Os demais estarão na sala de aula


30/01/2021 16:03 - atualizado 30/01/2021 16:46

Uma professora da FESFX passa pelo teste COVID-19. A fundação afirma que vai garantir segurança a todos, alunos, professores e pessoal de apoio(foto: Divulgação FESFX)
Uma professora da FESFX passa pelo teste COVID-19. A fundação afirma que vai garantir segurança a todos, alunos, professores e pessoal de apoio (foto: Divulgação FESFX)
A volta às aulas presenciais em Ipatinga , seguindo modelo híbrido, terá início em 22 de fevereiro em toda a rede de ensino local. Na rede particular, a Fundação Educacional São Francisco Xavier (FESFX) investiu R$ 1,5 milhão para garantir a máxima segurança aos alunos, professores e pessoal de apoio na volta às aulas.

A FESFX adaptou as salas de aula de suas unidades, transformando-as em ' salas híbridas ', garantindo mais autonomia, segurança, facilidade e oferecendo a mesma qualidade educacional no ensino remoto ou presencial

“Implementamos o que há de melhor em solução tecnológica para oferecer uma educação de qualidade e interativa. Estudos comprovam que a sala de aula híbrida é uma das principais tendências no mundo pós-pandemia, pois permite aliar os métodos de aprendizagem presencial e on-line”, disse Solange Liége dos Santos Prado, Superintendente da FESFX.

A proposta para o retorno às aulas consiste em estabelecer um rodízio de alunos para reduzir as aglomerações e garantir proteção à saúde de todos. Nessa perspectiva, a fundação implantou estratégias que combinam atividades presenciais e não presenciais.

Giscelle Roque Andrade da Silveira, Pedagoga em Tecnologia e Inovação da FESFX, disse que os setores de Tecnologia da Informação e Tecnologia Educacional da Instituição trabalharam juntos em um modelo de sala híbrida com alto padrão de qualidade. “Desenvolvemos a nossa solução para criar um modelo funcional perfeito de sala de aula com transmissão ao vivo”, conta.

Ela explica que foram investidos recursos em tecnologia de ponta e todo o parque tecnológico da Instituição foi reforçado e direcionado para que a comunidade escolar tenha a oportunidade de ter a melhor experiência de ensino com eficiência, qualidade e aporte tecnológico. 

“Mesmo de forma remota os alunos têm acesso a todas as metodologias pedagógicas disponibilizadas pela instituição como o sistema de avaliação Avaliar %2b, Moodle, Portal do aluno e outros”, disse. 

Tecnologia de ponta

 
Para as salas híbridas, foram adquiridas lousas digitais touch screen de 80 polegadas, câmeras de alta definição, microfones, notebooks, sistemas de iluminação e sonorização, kits multimídias, câmeras de segurança, construído um estúdio de gravação, ampliada a infraestrutura de internet, além da implantação da plataforma 'Fala aí, Saúde', que monitora o estado de saúde de alunos e professores. 

Além das ações tecnológicas, a FESFX implantou os melhores protocolos de segurança contra a COVID-19, em parceria com a Fundação São Francisco Xavier e a Usiminas, como sinalização das unidades, testagem em massa para todos os alunos e colaboradores, além, da disponibilização de EPIs, rotina planejada e espaços readaptados.

As escolas mantidas pela FESFX são o Colégio São Francisco Xavier, criado em 1962 com o propósito inicial de oferecer ensino de qualidade aos empregados da Usiminas; Baby Care (Berçário); CSFX Técnico e a Faculdade São Francisco Xavier. Ao todo, as escolas contam com mais de 2.500 alunos e 270 profissionais da educação .


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)