(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PREOCUPAÇÃO

Levantamento mostra que Uberaba corre alto risco de uma epidemia de dengue

Núcleo de Educação do Departamento de Controle de Endemias e Zoonoses da cidade começou um trabalho educativo para tentar conscientizar a população


28/01/2021 17:05 - atualizado 28/01/2021 17:42

Agentes de Combates a Endemias durante trabalho de limpeza contra a dengue em foto tirada antes da pandemia de COVID-19(foto: Prefeitura de Uberaba/Divulgação)
Agentes de Combates a Endemias durante trabalho de limpeza contra a dengue em foto tirada antes da pandemia de COVID-19 (foto: Prefeitura de Uberaba/Divulgação)
O município de Uberaba, no Triângulo Mineiro, registrou alto índice de infestação do Aedes aegypti – 7,35% –, segundo o primeiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti (LIRAa) de 2021, que monitora o vetor da dengue. O Ministério da Saúde considera que existe risco de surto da doença quando o índice de infestação predial é maior que 4% dos imóveis pesquisados. 

Diate deste risco de epidemia de dengue na cidade, o Núcleo de Educação do Departamento Municipal de Controle de Endemias e Zoonoses iniciou nessa quarta-feira (27/1) trabalho educativo nos bairros com maior índice de infestação predial: Portal do Sol, Jardim Santa Clara, Cyrella Landscape 2, Residencial Morumbi 2, Morada Du Park, Vila João Pinheiro, Vila Planalto, Pontal, Santa Maria, Nossa Senhora da Aparecida, Abadia e Recreio dos Bandeirantes.

O projeto é levar informação sobre cuidados que devem ser tomados para evitar proliferação do mosquito. Além disso, a Secretaria de Saúde vai solicitar ao Estado a liberação para uso de fumacê.

O chefe da Seção de Controle de Endemias de Uberaba, Diogo Avelino de Barros, ressaltou que a população precisa com urgência se conscientizar e fazer a sua parte: “O poder público não consegue enfrentar a dengue sozinho. Mais do que nunca, precisamos que a população faça a sua parte e atue como se fosse um agente de saúde”.

Contratação de agentes


O Departamento Municipal de Zoonoses está contratando mais agentes de combate a endemias para reforçar a equipe, que hoje conta com 139 agentes.

"O processo seletivo para contratação de Agentes Comunitários da Saúde e Agentes de Combates a Endemias já está em andamento”, informou nota da assessoria de imprensa da prefeitura de Uberaba.

A reportagem solicitou dados do LIRAa do início do ano passado em Uberaba, bem como os números de casos de dengue na cidade e óbitos, mas não obteve resposta até o fechamento desta matéria. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)