(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas SEM RESPOSTA

CoronaVac: Indígenas da Tribo Kiriri ainda não foram imunizados em Caldas

As 123 doses da vacina recebidas pelo município não foram suficientes para as duas tribos existentes na região; os Xacuru Kariri já foram imunizados


28/01/2021 16:04 - atualizado 28/01/2021 19:54

Governo do Estado ainda não informou quando serão entregues as doses a tribo Kiriri (foto: Prefeitura de Caldas/divulgação)
Governo do Estado ainda não informou quando serão entregues as doses a tribo Kiriri (foto: Prefeitura de Caldas/divulgação)
Os indígenas da tribo Kiriri, em Caldas, no Sul de Minas, seguem sem serem imunizados contra a COVID-19. O município recebeu 123 doses da CoronaVac, que não foram suficientes para os dois grupos indígenas. Membros da tribo Xacuru Kariri foram imunizados na quinta-feira (21/1) da semana passada.

 

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Christiano Reis de Souza, o Estado ficou de enviar mais 55 vacinas para a tribo Kiriri na sexta-feira (22/1). 

 

“O município ainda não teve uma resposta conclusiva do Governo do Estado, sobre o porquê de eles não terem sido contemplados com esses imunizantes. A gente recebeu na segunda-feira da semana passada uma lista de que o município receberia 91 doses de vacinas para a tribo Xucuru Kariri e 32 doses para os trabalhadores de saúde. Entramos em contato com o nível central da Secretaria de Estado de Saúde para informar que a Kiriri ainda não tinha sido contemplada", explica.

O secretário disse que o Estado já foi cobrado, mas não deu retorno ainda: "Cada dia eles prometem uma data, informam um dia e quando chegou sexta-feira, que foi o dia prometido para a entrega das vacinas, que não concluiu, encaminhamos um ofício para o Governo do Estado, relatando essa questão, que a tribo foi prejudicada. Eles são contemplados pela legislação e devem ser os primeiros a ser imunizados. Porém, a gente não teve retorno até o momento dessa questão".

 

Membros da tribo Xacuru Kariri já foram vacinados contra a COVID-19(foto: Prefeitura de Caldas/divulgação)
Membros da tribo Xacuru Kariri já foram vacinados contra a COVID-19 (foto: Prefeitura de Caldas/divulgação)
Caldas tem 211 indígenas vivendo em duas aldeias: 152 pessoas na tribo Xucuru Kariri de Caldas e 59 na Kiriri do Rio Verde. 

 

"Cabe ressaltar que a responsabilidade do município é de receber a vacina, armazenar e aplicar conforme o grupo que eles elencam e conforme a quantidade de vacina recebida. Infelizmente, não está nas mãos do município, e a gente não tem a resposta por parte do Governo do Estado, o porquê de a Kiriri não ter sido contemplada", ressalta.

 

Resposta

 

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informou, por meio de nota, que as vacinas foram enviadas nesta quinta-feira (28/1) à Superintendência Regional de Saúde de Pouso Alegre, que abrange o município de Caldas.

 

"A SES esclarece ainda que no quantitativo destinado ao município de Caldas estão incluídas as doses para atender a população da tribo Kiriri. As vacinas estarão disponíveis para retirada dos municípios a partir do dia 01/02/2021, quando, então, poderá ter início o processo de vacinação no território", disse.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)