(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Impacto social

Mariana: mineradora promete reparos após destruir asfalto de estrada

Fluxo constante ao longo de oito quilômetros de caminhões, que chegam a transportar 30 toneladas de bauxita, toma espaço dos moradores da região


14/01/2021 18:27 - atualizado 14/01/2021 19:19

Preocupados com a iminência de um acidente, os moradores pediram à prefeitura uma solução(foto: Foto: Arquivo: Leandro dos Santos)
Preocupados com a iminência de um acidente, os moradores pediram à prefeitura uma solução (foto: Foto: Arquivo: Leandro dos Santos)
A estrada que liga dois subdistritos, Vagem e Mainart, distrito de Padre Viegas, em Mariana, Região Central de Minas Gerais, tem causado transtornos e preocupações aos moradores. Os oito quilômetros de fluxo constante de caminhões que chegam a transportar 30 toneladas de bauxita por dia tomam o espaço dos moradores que trafegam de carro e a cavalo. A estrada que foi construída para tropeiros teve recentemente quatro quilômetros do trecho asfaltado e já está destruído. 
 
Preocupados com a iminência de um acidente, os moradores pediram à prefeitura uma solução. Nessa quarta-feira, (13/01), representantes da VGX Mineração e o prefeito interino Juliano Duarte se reuniram com os moradores e a empresa vai ter que apresentar um projeto até quarta-feira, (20/01) apontando a metodologia e prazos para o recapeamento do trecho destruído. 
 
De acordo com o prefeito interino Juliano Duarte,a mineradora é importante, mas gera impactos e um desses foi na única estrada que toda a comunidade utiliza para ir à cidade e a outros distritos. “ O problema é que a VGX Mineração utiliza a mesma estrada. A empresa gera emprego, gera imposto, mas não posso me furtar no papel de prefeito de buscar soluções para o problema que a mineração causa”.
 
Ainda segundo o prefeito, na correção de defeitos funcionais terão que ser empregados alguns tipos de revestimento do asfalto que suporte o peso do fluxo.  “Na reunião foi proposta soluções e prazos e mineradora vai apresentar um plano de ação com data definida para o início e fim da manutenção”.
 
De acordo com a analista ambiental da VGX Mineração, Márcia Regina Maia, já foi conseguido o material e maquinário para a reparação do trecho de terra. Já a parte de asfalto, a empresa se comprometeu iniciar os trabalhos na próxima semana.
 
“Não há nenhuma irregularidade na extração de bauxita, mas sabemos que todas as atividades mineradoras geram alguns impactos e a empresa está aberta a mitigá-los", disse. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)