(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LESTE DE MINAS

Após um ano, Ipatinga volta a fazer levantamento de focos do Aedes Aegypti

Coleta de dados sobre os focos do mosquito transmissor de dengue, zika e chikungunya foi suspensa por causa da pandemia do novo coronavírus


07/01/2021 18:22 - atualizado 07/01/2021 19:42

Agentes de combate às endemias farão visitas às residências à procura de focos do mosquito transmissor de dengue, zika e chikungunya(foto: PMI/Divulgação)
Agentes de combate às endemias farão visitas às residências à procura de focos do mosquito transmissor de dengue, zika e chikungunya (foto: PMI/Divulgação)
O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Ipatinga iniciou nesta quinta-feira (07/01) o primeiro Levantamento Rápido de Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) de 2021. O objetivo é detectar o nível de infestação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de dengue, zika e chikungunya. A pesquisa vai até o fim da semana que vem, em todos os bairros da cidade.

Ipatinga está há um ano sem realizar o LIRAa. Em 2020, devido à pandemia do novo coronavírus, o Ministério da Saúde orientou que fosse feito somente o LIRAa de janeiro. 

A análise é realizada em média quatro vezes ao ano, considerando um calendário determinado pelo Estado. Os resultados servem para a Secretaria de Saúde planejar ações nos principais pontos críticos identificados. 

Em função do cenário epidemiológico relacionado à transmissão da COVID-19, os Agentes de Combate a Endemias (ACE’s) vão seguir todas as recomendações técnicas para as visitas domiciliares. 

Em Ipatinga, a última pesquisa de 2020 apontou infestação larvária de 5,3%, situação que é considerada de alto risco. Isso significa que, em cada grupo de 100 casas, lotes vagos e prédios públicos vistoriados pelos agentes foram identificados cinco focos do mosquito transmissor das doenças. 

Conforme o Ministério da Saúde, o índice é considerado de alerta quando está entre 1% e 3,9%. A situação de risco para uma epidemia ocorre quando o número é igual ou superior a 4%. O índice apresenta patamar satisfatório somente quando está abaixo de 1%. 

Cuidados


O Aedes aegypti é um mosquito doméstico. Ele vive dentro de casa e perto do homem. Com hábitos diurnos, se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer.

A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados e distribuídos por diversos criadouros.

Em menos de 15 minutos é possível fazer uma varredura em casa e acabar com os recipientes com água parada – ambiente propício para procriação do Aedes Aegypti. 

Algumas das principais orientações são: 
 
  • Tampar os tonéis e caixas d’água
  • Manter as calhas limpas
  • Deixar garrafas viradas com a boca para baixo
  • Manter lixeiras bem tampadas
  • Deixar ralos limpos e com aplicação de tela
  • Limpar semanalmente ou preencher pratos de vasos de plantas com areia
  • Limpar com escova ou bucha os potes de água para animais
  • Retirar água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa ou geladeira


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)