(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas Cuidados ao comprar um carro

Vai comprar um carro? Saiba se ele já passou por uma enchente

Na hora de comprar um seminovo, fique atento aos detalhes que indicam se ele já vivenciou uma enchente


29/12/2020 13:22 - atualizado 29/12/2020 13:55

Mulher comprando seu carro(foto: Freepik)
Mulher comprando seu carro (foto: Freepik)
 
 
No quesito chuvas, este ano pegou toda a população belorizontina de surpresa. Vivenciamos inúmeros casos de enchente, que tornaram 2020 ano mais chuvoso de BH desde 2009 - com destaque para o mês de janeiro, que recebeu mais do que a média de chuvas esperadas para o ano todo.

2020 não foi um ano fácil. Além das chuvas recorrentes, a pandemia pegou muita gente de surpresa e economizar se tornou uma prioridade na lista de planejamento financeiro, que também incluiu o adiamento de tantos sonhos e de algumas compras maiores, como aquela viagem ou a aquisição de um carro.

A procura por carros sempre foi alta por ser considerado um bem necessário, mas durante a pandemia houve um aumento do medo de investir em um veículo seminovo. Isso porque quem mora em BH sabe da intensidade dos períodos de chuva nesta época do ano e, portanto, ao comprar um carro seminovo, é necessário prestar bastante atenção para saber se o carro já 
passou por uma enchente.
 
Ficou curioso para descobrir se um veículo tem mesmo passagem por uma enchente? Veja só:

Como saber se um carro já presenciou uma enchente?


Mesmo quando se tenta esconder, alguns detalhes mostram que um carro já passou por uma inundação. Isso porque um alagamento pode trazer sérios problemas a todo o sistema do veículo: a água pode danificar o sistema de escape e o catalisador, os rolamentos das rodas, os freios, o alternador, os sistemas elétrico e eletrônico e, principalmente, o motor. São muitos os problemas que você pode ter que enfrentar.

Alguns dos principais são:


Cheiro de mofo e umidade


Não tem jeito, o mofo se instalará na parte interna e será bastante difícil secar completamente o carro que sofreu uma inundação. A umidade pode estar no assoalho, no porta-malas e no compartimento do estepe. Fique de olho e questione sempre a procedência do problema para não restar dúvidas!

Ferrugem


Confira se debaixo do capô e do fundo do carro há mais ferrugem que o comum para o tempo de vida do carro. Um forte indício de que ele sofreu com uma enchente!

Sistema elétrico

 
Essa parte é mais complicada - portanto, caso não entenda completamente, o ideal é chamar um profissional para fazer uma revisão. Verifique todo o sistema elétrico do veículo, se não há água nos conjuntos ópticos e se os sistemas de som, luzes e ar-condicionado estão funcionando corretamente.
 

Bancos

 
Se possível, vire os assentos do banco para averiguar se não há manchas ou marcas que denunciam que o carro é uma vítima de enchente.
 

Óleo do motor

 
Confira o óleo e a vareta de inspeção - se encontrar um líquido esbranquiçado, significa que entrou água no motor.
 
Chuva provoca alagamentos, desabamentos na capital mineira e região metropolitana (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
Chuva provoca alagamentos, desabamentos na capital mineira e região metropolitana (foto: Jair Amaral/EM/D.A Press)
 

E agora, o que fazer?

 
Se encontrou um ou mais problemas, grandes chances de o carro ser uma cilada. Se ainda não tiver certeza, leve o veículo a um profissional para averiguação completa e peça seu histórico de manutenção.
 
Caso ele realmente seja uma vítima de enchente, mesmo que esteja sendo vendido por um valor baixo, pense bem antes de fechar negócio. Os danos aparecerão mais tarde e você terá uma dor de cabeça desnecessária em um futuro não muito distante. Muitas vezes, é melhor pagar um pouco mais por um produto de qualidade, que não trará inconveniências a você e ao seu bolso.
 
Portanto, antes de comprar um carro seminovo, verifique bem o veículo e faça uma pesquisa completa para não ter nenhuma dor de cabeça lá na frente!
 
Quer mais dicas relacionadas a chuvas e enchentes? Confira a sequência de matérias sobre as chuvas do Estado de Minas! 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)