(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas LESTE DE MINAS

Usuários do SUS terão atendimento domiciliar de saúde em Valadares

Serviço vai reforçar as atividades de promoção, prevenção, tratamento de doenças e reabilitação motora ou respiratória em domicílio já existentes na cidade


24/12/2020 11:13 - atualizado 24/12/2020 12:21

As equipes da SMS estão sendo capacitadas para esses atendimentos e também para a vacinação contra a COVID-19(foto: Divulgação PMGV)
As equipes da SMS estão sendo capacitadas para esses atendimentos e também para a vacinação contra a COVID-19 (foto: Divulgação PMGV)
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Governador Valadares  se prepara para oferecer serviço de atendimento domiciliar aos usuários do SUS, seguindo orientações do Ministério da Saúde. Com mais este serviço de atenção continuada a Prefeitura espera reduzir a demanda por internação hospitalar. 

O atendimento é resultado de uma política pública do governo federal, prevista na Portaria GM/MS 3.495, que habilita Equipes Multiprofissionais de Atenção Domiciliar (EMAD) e Equipes Multiprofissionais de Apoio (EMAP).
 
Essas equipes vão formar o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), uma nova modalidade de atenção à saúde complementar que tem como objetivo reduzir a demanda por atendimento hospitalar ou reduzir o tempo de permanência do paciente no hospital.

O serviço reforçará as atividades de promoção, prevenção, tratamento de doenças e reabilitação motora ou respiratória em domicílio já existentes na cidade. As equipes serão formadas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas, podendo incorporar outros colaboradores como assistente social, farmacêuticos, psicólogo e nutricionista.

A SMS, junto à coordenação do SAD, dará início aos trâmites para num curto espaço de tempo selecionar e formar as equipes multidisciplinares que vão atuar junto aos pacientes em casa.
 
Todo o processo tem o prazo para estruturação de 90 dias e está condicionado ao cadastro no Sistema de Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES). O recurso federal para custeio deste serviço é de R$ 1.272.000,00 por ano e a gestão é feita pelo Município.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)