Jornal Estado de Minas

CORONAVÍRUS

COVID-19: Flexibilização maior nas regiões Leste e Nordeste de MG



Embora estejam na onda vermelha do Plano Minas Consciente, as principais cidades das regiões Leste e Nordeste de Minas não estão adotando medidas restritivas para conter aglomerações e o funcionamento de suas atividades econômicas. Até adotam, mas deixam correr solta uma espécie de flexibilização à revelia.



Em Governador Valadares, um decreto municipal baseado no novo protocolo do Minas Consciente para a onda vermelha permite que as lojas funcionem com a presença de um cliente a cada 10 metros quadrados. Na prática, entram mais pessoas nas lojas, gerando trânsito pelas gôndolas e filas para o caixa, dentro da loja, quando a determinação é fazer em fila fora da loja, com distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas. Os bares e restaurantes funcionam normalmente, apenas com a proibição do consumo em pé.

Setores como as academias de ginástica e os salões de beleza, que não podem funcionar, segundo as restrições impostas pelo Minas Consciente, têm feito muita pressão na Prefeitura pedindo flexibilização, mas continuam sem poder abrir.

No Vale do Aço, as três maiores cidades, Ipatinga, Coronel Fabriciano e Timóteo, unificaram os horários de funcionamento do comércio no período natalino. O comércio varejista, que não vai parar, desenvolveu campanha educativa pedindo às pessoas para redobrar os cuidados para evitar o contágio pelo novo coronavírus.





Triângulo Mineiro


Em quatro das principais cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, o comércio foi flexibilizado em busca de redução das perdas durante o ano. Em alguns casos, desde a Black Friday os horários de atendimento presencial de estabelecimentos em shoppings centers, bairros e centro já tinham sido estendidos.

Em Uberlândia, maior cidade do interior, todos os estabelecimentos comerciais podem ter horário de atendimento presencial das 9h às 22h autorizado, de maneira geral, desde 27 de novembro. Assim como outras prefeituras na região informaram, o Comitê Municipal de Enfrentamento à COVID-19 local disse que o objetivo é pulverizar o fluxo de pessoas no comércio durante datas comerciais.

“O Município pede a contribuição de todos com o uso de máscara, distanciamento entre outros clientes e higienização das mãos com álcool em gel, para que uma nova onda de casos não atinja o município”, diz comunicado do Município.



Desde outubro, Uberlândia não faz mais parte do Plano Minas Consciente e elaborou plano próprio para o controle das atividades da cidade para combate à COVID-19. Eventos também foram liberados parcialmente com limitação de pessoas e até lista de participantes a ser enviada para controle da prefeitura. O município tem 728 mortes por COVID-19 e atualmente há 65% dos leitos de UTI exclusivos para a doença sendo ocupados.

Mudança em Araguari


Em Araguari, foi decidido que pudessem voltar horários comuns para os estabelecimentos nas semanas que antecedem as festas de fim de ano. O decreto municipal assinado no dia 10, contudo, cita que depois das das datas estabelecidas no documento, o horário de funcionamento de atividades econômicas não essenciais continuará com restrições.

Na principal cidade do Pontal do Triângulo, Ituiutaba, a flexibilização do comércio também é recente e, desde 14 de dezembro, prefeitura e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) acertaram horários de atendimento aos consumidores. Os horários mudam de acordo com a data e a exigência geral é de cuidados com protocolos sanitários como número reduzido de pessoas dentro dos estabelecimentos, uso de máscara obrigatório e disponibilização de álcool em gel, além de aferição de temperatura na entrada dos comércios. A cidade tem 93 mortes por COVID-19.



Com 3.825 casos de infecção por coronavírus e também perto de 100 mortes, Patos de Minas vive a situação de estar em uma macrorregião do Minas Consciente na onda amarela, mas ter a microrregião na onda verde. O fato fez com que a prefeitura mantivesse a cidade sob o regime mais branco do plano estadual. Desde o fim de novembro, comerciantes estavam cientes de que os horários do comércio iriam ser flexibilizados mais próximo ao Natal.

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.



Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'

Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.



Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:


audima