(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas TESTES

COVID-19: varginhense é um dos voluntários da Pfizer em São Paulo

Gustavo Pereira Arantes, de 37 anos, tomou as duas doses da vacina contra o novo coronavírus e é acompanhado por médicos


19/12/2020 11:16 - atualizado 19/12/2020 12:35

Varginhense já tomou as duas doses da vacina conta a COVID-19(foto: Arquivo Pessoal)
Varginhense já tomou as duas doses da vacina conta a COVID-19 (foto: Arquivo Pessoal)
O fotógrafo Gustavo Pereira Arantes, conhecido por Thibé, natural Varginha, no Sul de Minas, é dos voluntários dos testes da vacina contra a COVID-19 do laboratório Pfizer. Ele tomou as duas doses da vacina e é acompanhado por médicos.

 

Gustavo é fotógrafo na área da moda e, constantemente, pega alguns trabalhos em São Paulo. Mas por conta da pandemia de COVID-19, ele tem ficado no Sul de Minas. Segundo o fotógrafo, assim que ficou sabendo dos testes da vacina, quis ser um voluntário.

 

“Uma amiga que trabalha em uma empresa que fornece equipamentos hospitalares me informou que o Centro Paulista de Investigação Clínica (CEPIC) estava precisando de voluntários, e precisava passar por uma triagem antes”, explica Gustavo.

 

O contato com o laboratório Pfizer foi através do whatsapp. “Fiz a triagem relacionada com a minha saúde, respondi algumas perguntas e eu tinha os requisitos necessários para tomar a vacina e fazer parte do experimento”, completa.

 

Fabiano passou por uma triagem para saber se o organismo dele era compatível(foto: Arquivo Pessoal)
Fabiano passou por uma triagem para saber se o organismo dele era compatível (foto: Arquivo Pessoal)
Em seguida, Gustavo foi convidado a comparecer ao CEPIC para ser examinado e saber se o organismo dele era compatível para receber as doses da vacina. “Lá passei por todos os exames de sangue e do cotonete. Deu tudo certo, eu não tive COVID-19 e minha saúde estava ótima”, diz.

 

A primeira dose foi aplicada em 16 de outubro. “Tomei a primeira dose, que é um pouco mais fraca, e não tive reação. Fiquei no laboratório por cinco horas. Como a vacina é mantida a uma temperatura de menos 70º C, esperei todo todo o processo. A aplicação durou em torno de 40 minutos”, explica.

 

Após algumas semanas, o varginhense retornou ao laboratório para receber a segunda dose da vacina contra o novo coronavírus. “Eles fazem todo um acompanhamento. Tenho um aplicativo, que atualizo constantemente para eles fazerem as análises”.

 

O fotógrafo segue sem sintomas. “É uma decisão difícil, mas na vida temos um propósito maior de ajudar as pessoas. O medo fica de lado nessas horas. O fato de assinar um termo ficando responsável pelas reações e isentando o laboratório mexe com a gente sim, mas fiquei confortável de saber que eles me dariam todo suporte necessário caso tivesse alguma reação”, ressalta.

 

Vacina da Pfizer

 

A vacina da Pfizer e da BioNTech contra a COVID-19 é baseada no RNA mensageiro, ou mRNA, que ajuda o organismo a gerar a imunidade contra o coronavírus, especificamente o vírus SARS-CoV-2. A ideia é que o mRNA sintético dê as instruções ao organismo para a produção de proteínas encontradas na superfície do vírus. Uma vez produzidas no organismo, essas proteínas (ou antígenos) estimulam a resposta do sistema imune resultando, assim, potencialmente em proteção para o indivíduo. Embora não haja vacina de ácido nucleico registrada para humanos, algumas já foram testadas em humanos. Existem também vacinas veterinárias de ácido nucleico comercializadas, e a tecnologia de DNA recombinante tem sido usada para criar outras vacinas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)