Jornal Estado de Minas

RESTRIÇÕES

COVID-19: Prefeitura de Coronel Fabriciano fiscaliza comércio varejista

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, uma das maiores cidades do Vale do Aço, no Leste de Minas, está reforçando a fiscalização do comércio, como forma de combater a contaminação pelo novo coronavírus. A ação está sendo feita em parceria com a Associação Comercial, Industrial e de Prestação de Serviços (ACICEL) e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), com apoio da Polícia Militar. 





A presidente da ACICEL/CDL, Graziele Nascimento, destacou que a participação de todos é essencial. “Não podemos nos descuidar, contamos com o apoio de toda a população e dos empresários de nossa cidade para intensificar esses cuidados em seus comércios.”

O secretário de Governança Urbana, Planejamento e Meio Ambiente, Douglas Prado, explicou que a ação se faz necessária para garantir o controle da pandemia na cidade. “Essa visita dos fiscais é de extrema importância, principalmente neste fim de ano que aumenta o fluxo de pessoas devido o período de vendas para o Natal. Com essa ação, além de conscientizar a prefeitura, reitera junto aos comerciantes seu papel no controle a doença em nossa cidade”, disse.

Segundo o levantamento do setor de fiscalização do município, a maior parte das infrações refere-se a não disponibilização do álcool em gel para funcionários e clientes no interior do estabelecimento e o desrespeito a espaço mínimo de segurança entre clientes. Outro item obrigatório é afixar, em local visível, o Termo de Responsabilidade e Ciência assinado pelo proprietário do estabelecimento. O documento também está disponível no site da prefeitura.





A presença dos fiscais nas lojas tem sido bem vista pelos comerciantes e comerciários. A vendedora Elisabeth Rodrigues disse que a fiscalização é essencial para alertar comerciantes e clientes quanto às medidas de controle da pandemia. “Muita gente acabou relaxando quanto aos cuidados com a saúde. Espero que com essa fiscalização, as pessoas voltem a ter ciência de que o vírus ainda está por aí e tomem as devidas precauções quanto a isso”, disse.

A prefeitura informou que a ação tem sido bem-sucedida, mas o apoio da população é fundamental, para enviar denúncias de irregularidades e aglomeração de pessoas ao órgão. As penalidades variam desde a notificação, multa de 500 UPFCF (Unidade Padrão Fiscal de Coronel Fabriciano – em torno de R$ 1.200) que pode dobrar em caso de reincidência até a suspensão do alvará de funcionamento e sanitário.

Regras de funcionamento

Espaçamentos de 2 metros nas filas de espera internas e externas; lotação máxima do espaço do estabelecimento (4 metros quadrados por pessoa); higienização do espaço, incluindo balcões, provadores, carrinhos (supermercados); controle de acesso para evitar aglomerações; não consumo de bebidas alcoólicas dentro de bares e restaurantes (o estabelecimento só pode vender o produto para o cliente consumir em casa).





As denúncias podem ser enviadas pelos telefones do Setor de Fiscalização (31) 3841-1134, Ouvidoria (31) 3846-7065 e pelo aplicativo E-Ouve, disponível para download gratuito no site da Prefeitura de Coronel Fabriciano.
 

O que é o coronavírus


Coronavírus são uma grande família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (COVID-19) foi descoberto em dezembro de 2019, na China. A doença pode causar infecções com sintomas inicialmente semelhantes aos resfriados ou gripes leves, mas com risco de se agravarem, podendo resultar em morte.
Vídeo: Por que você não deve espalhar tudo que recebe no Whatsapp

Como a COVID-19 é transmitida? 

A transmissão dos coronavírus costuma ocorrer pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.



Vídeo: Pessoas sem sintomas transmitem o coronavírus?


Como se prevenir?

A recomendação é evitar aglomerações, ficar longe de quem apresenta sintomas de infecção respiratória, lavar as mãos com frequência, tossir com o antebraço em frente à boca e frequentemente fazer o uso de água e sabão para lavar as mãos ou álcool em gel após ter contato com superfícies e pessoas. Em casa, tome cuidados extras contra a COVID-19.
Vídeo: Flexibilização do isolamento não é 'liberou geral'; saiba por quê

Quais os sintomas do coronavírus?

Confira os principais sintomas das pessoas infectadas pela COVID-19:

  • Febre
  • Tosse
  • Falta de ar e dificuldade para respirar
  • Problemas gástricos
  • Diarreia

Em casos graves, as vítimas apresentam:

  • Pneumonia
  • Síndrome respiratória aguda severa
  • Insuficiência renal
Os tipos de sintomas para COVID-19 aumentam a cada semana conforme os pesquisadores avançam na identificação do comportamento do vírus. 

Vídeo explica por que você deve 'aprender a tossir'


Mitos e verdades sobre o vírus

Nas redes sociais, a propagação da COVID-19 espalhou também boatos sobre como o vírus Sars-CoV-2 é transmitido. E outras dúvidas foram surgindo: O álcool em gel é capaz de matar o vírus? O coronavírus é letal em um nível preocupante? Uma pessoa infectada pode contaminar várias outras? A epidemia vai matar milhares de brasileiros, pois o SUS não teria condições de atender a todos? Fizemos uma reportagem com um médico especialista em infectologia e ele explica todos os mitos e verdades sobre o coronavírus.



Coronavírus e atividades ao ar livre: vídeo mostra o que diz a ciência

Para saber mais sobre o coronavírus, leia também:

 

 
 
 

audima